ONU oferece bolsa para programa em Nova York para jornalistas
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas para jornalistas Memorial Reham Al-Farra. Os selecionados terão a oportunidade de ir a Nova York para cobrir o evento de abertura da Assembleia Geral da ONU para seus respectivos veículos.
Poderão se candidatar jornalistas entre 22 e 35 anos, que sejam sejam proficientes na língua inglesa e tenham passaporte válido por pelo menos seis meses depois da data de início do programa, em setembro de 2019.
O programa se destina a jornalistas de países em desenvolvimento ou com economias em transição, o que inclui o Brasil, e prevê subsídios para despesas com acomodação e alimentação, além da cobertura total dos custos de passagem.
Como todos os selecionados serão jornalistas em exercício, o programa não prevê treinamento para habilidades básicas. No entanto, está previsto visitas às sedes de empresas de comunicação como New York Times, Democracy Now! e rádio WYYC, além da oportunidade de entrevistar funcionários do alto escalão da ONU.
O projeto acontece desde 1980 quando ainda se chamava Programa de Treinamento para Emissoras e Jornalistas de Países em Desenvolvimento. Em 2003, após a jordaniana Reham Al-Farra, na ocasião ministra de Informação Pública da ONU, ser morta por uma bomba na sede da organização em Bagdá, a bolsa ganhou o nome em sua homenagem.
Em 2019, o programa acontece entre 15 de setembro e 5 de outubro, e as inscrições, que se encerram no dia 15 de abril, podem ser feitas pelo site da ONU.