Folha promove sessão de filme sobre ‘cura gay’ que teve lançamento cancelado nos cinemas
A Folha fará no dia 9 de abril (terça-feira), em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, uma sessão especial do filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada”, que marca o lançamento do longa em DVD no Brasil. Após o cancelamento da estreia nos cinemas do país, o filme, com distribuição da Universal, chega às prateleiras no dia 17 de abril.
O cancelamento do filme, que narra a história de um jovem americano que passou por processo de “cura gay”, causou polêmica. O ator Kevin McHale, conhecido pela série “Glee”, chegou a associar a decisão ao momento político brasileiro, sugerindo, em seu perfil em rede social, que haveria conexão entre o presidente Jair Bolsonaro e o cancelamento.
Após a repercussão, Bolsonaro se manifestou e negou participação na polêmica, também por rede social. “Fui informado de que um ator americano está me acusando de censurar filme no Brasil. Mentira! Tenho mais o que fazer. Boa noite a todos!”, escreveu.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Universal declarou que não lançou a obra “nos cinemas única e exclusivamente por uma questão comercial, baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria”.
No elenco do longa, estão os atores Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Nicole Kidman e Russell Crowe, além de Joel Edgerton, que também dirige.
Após a sessão, haverá debate com a participação do psicólogo Klecius Borges, que atua com terapia afirmativa voltada para homossexuais, e do publicitário Filipe Bortolotto, que passou por terapias de reorientação sexual na adolescência. O mediador do debate será o jornalista da Folha Guilherme Genestreti.
Em 2017, o juiz da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, acolheu pedido de psicólogos para atender homossexuais insatisfeitos com a própria sexualidade. O Conselho Federal de Psicologia ainda recorre da decisão.
Durante a sessão, serão sorteados exemplares do livro em que o filme é baseado, escrito pelo americano Garrard Conley, em quem foi inspirada a história do protagonista.
O evento é gratuito e acontecerá às 20h, no Espaço Itaú Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, 3º andar – Consolação). Ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema a partir de uma hora antes do início da sessão.