Ao interpretar rei de Shakespeare, atriz Glenda Jackson é destaque em revista do The New York Times

Publicada na última quarta-feira (27), a The New York Times Magazine, revista do jornal americano, trouxe em sua matéria de capa um perfil da atriz e ex-parlamentar do governo inglês Glenda Jackson.

Neste mês de abril, Jackson apresenta na Broadway (Estados Unidos) a peça Rei Lear, baseada na obra de William Shakespeare. Aos 82 anos, a atriz subirá ao palco ao menos sete vezes por semana para uma performance de três horas e meia de duração, na qual dará vida ao personagem do rei.

Na década de 1970, Jackson ganhou dois Oscars de melhor atriz por “Women in Love” (1969) e “A Touch of Class” (1973). Em 1992, trocou as artes cênicas pela política institucional, tendo sido nomeada ministra do transporte pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair em 1997.

Em seus 23 anos no Parlamento, a atriz afirmou não ter visto uma única peça teatral.

A crítica literária Parul Sehgal, que assina o artigo, destaca que Jackson não é a primeira mulher a interpretar Lear, mas que o espectador nem sequer presta atenção a esse detalhe enquanto a assiste. “Ela mesma [Glenda Jackson] falou de como as diferenças entre os sexos desaparecem com a idade, mas sua autoridade sempre transcendeu qualquer noção de gênero”, afirma Sehgal.

A foto que ilustra a capa da revista, assim como as demais imagens que aparecem ao longo do perfil, foram feitas pelo fotógrafo inglês Jack Davison, conhecido por seus retratos em preto e branco.

“O retrato dramático de Glenda Jackson por Jack Davison intensifica nosso foco em seu rosto e em suas mãos, duas das mais fascinantes ferramentas desta artista incomparável”, afirmou Jake Silverstein, editor-chefe da revista.