Concurso da Comissão Europeia paga até R$ 43 mil para trabalhos sobre desenvolvimento
Estão abertas até 14 de abril as inscrições para o prêmio Lorenzo Natali, promovido todos os anos pela Comissão Europeia para destacar trabalhos jornalísticos sobre desenvolvimento.
Nesta edição, a premiação selecionará matérias que abordem especificamente temas relacionados ao desenvolvimento cooperativo em áreas como juventude, igualdade de gênero, saúde e mudanças climáticas.
Jornalistas de veículos brasileiros podem inscrever trabalhos nas categorias de Grande Prêmio, para profissionais de países parceiros da União Europeia, e de Melhor Jornalista Emergente, para repórteres com menos de 30 anos. Cada modalidade paga 10 mil euros (R$ 43 mil).
No caso da categoria de jornalista emergente, o vencedor receberá ainda uma oportunidade de experiência de trabalho em uma organização de mídia parceira do concurso.
Os ganhadores de ambas as categorias participarão de uma cerimônia de premiação em Bruxelas, na Bélgica, em junho de 2019, com todos os gastos pagos pela Comissão Europeia.
É possível concorrer com reportagens escritas ou em vídeo. Para estarem elegíveis, elas devem ter sido veiculadas entre 10 de março de 2018 e 9 de março de 2019.
Para se inscrever, basta enviar uma versão do trabalho traduzida para o inglês, francês ou espanhol pela plataforma do concurso ou pelo e-mail info@nataliprize.org, seguindo as orientações do site.