Livro de ‘ex-chefona’ do NYT explora desgaste do jornalismo e da confiança do público

Lançado recentemente, o novo livro da ex-editora-chefe do New York Times Jill Abramson, “Merchants of Truth” (mercadores da verdade, na tradução do inglês), busca explicar o desgaste do jornalismo e da confiança do público ao longo da última década nos Estados Unidos, e como isso pode impactar a democracia do país.

A partir da análise dos jornais NYT e Washington Post e dos veículos novatos Vice Media e Buzzfeed, a jornalista trata da crescente rejeição dos americanos a fatos e checagens.

Apesar de acreditar inicialmente que a prática da checagem pela grande mídia tinha efeitos positivos sobre a população, Abramson afirmou, em entrevista ao Seattle Times, que os estudos apontam uma realidade diferente. “Ao menos em relação a Trump e aos que votaram no presidente, checagens parecem fazê-los acreditar ainda mais nele”, afirmou.

“Esse é um enigma enorme e preocupante: como revelar a verdade e fazer as pessoas acreditarem que ela é comprovada?”, questionou. E um desafio ainda maior, segundo a jornalista: como incentivar o público a pagar por jornais e outros veículos de mídia para monitorar o que políticos estão fazendo?

Para Abramson, a resposta é a qualidade. “Não tenho certeza de que os leitores entendem o esforço. Mas acho que compreendem a qualidade. Os jornais que estão prosperando são aqueles que fazem jornalismo original e empreendedor de qualidade superlativa, que os leitores não conseguiriam encontrar em nenhum outro lugar.”

Ironicamente, o livro, que fala sobre a perda de credibilidade da profissão aos olhos do público, tem perdido credibilidade após uma acusação de plágio. Passagens foram identificadas como trechos retirados das revistas New Yorker, Time Out Chicago e Columbia Journalism Review.

A jornalista já se explicou e pediu desculpas aos profissionais afetados. Segundo Abramson, os erros aconteceram em notas de rodapé, que chegaram a ela no fim do processo de edição do livro, e foram retificados. Além disso, os trechos sem atribuição apareceram apenas em exemplares não corrigidos, enviados para a imprensa antes da publicação, afirmou.

Apesar de ainda não haver previsão de lançamento em português, a obra pode ser encontrada na internet em formato digital, na edição americana.

Merchants of Truth: The Business of News and the Fight for Facts

Preço: US$ 13,32 (R$ 49,81; 544 págs.)
Autora: Jill Abramson
Editora: Simon & Schuster