Folha celebra 98 anos e realiza debate sobre movimento #MeToo

A Folha realiza, na próxima quinta-feira (21), o debate “Ser mulher em tempos de #MeToo”, que contará com a participação das colunistas Ilona Szabó e Manoela Miklos.

O evento, que acontecerá das 11h30 às 13h, no auditório do jornal (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, centro de São Paulo), está com inscrições abertas para o público no site Folha Eventos. A participação é gratuita.

Miklos é assistente especial do Programa para a América Latina da Open Society Foundations. Em coluna assinada em conjunto com a escritora e roteirista Antonia Pellegrino, Miklos relembrou a denúncia de assédio contra o ator José Mayer.

“A repercussão pautou a discussão sobre assédio nos veículos de imprensa brasileiros, meses antes do #MeToo derrubar poderosos em Hollywood, ensinando ao mundo que um novo tempo chegou.” Após dois anos de afastamento, a Rede Globo confirmou a demissão do ator no dia 15 de janeiro deste ano.

Ilona Szabó, por sua vez, é empreendedora cívica, mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia) e autora de “Segurança Pública para Virar o Jogo”.

“Escutar meninas e mulheres, dando oportunidade para que participem da discussão sobre políticas das quais serão beneficiárias, é fundamental para construir uma sociedade mais segura e igualitária”, afirmou Szabó em sua coluna na Folha.

O evento faz parte do ciclo de debates promovido em razão do aniversário de 98 anos da Folha, que serão completados nesta terça-feira (19).

Mediados por editores e com a participação da plateia, colunistas como Contardo Calligaris, Elio Gaspari, Delfim Netto, Mônica Bergamo e Nizan Guanaes discutirão tópicos como “O Brasil vai voltar a crescer?”, “Conservadorismo ou atraso?” e “Dá para ter orgulho de ser brasileiro hoje?”.

Encerrando a semana, a edição de domingo (24) trará um especial sobre o 98º aniversário da Folha. O jornal circulou pela primeira vez em 19 de fevereiro de 1921, com o título Folha da Noite.