Bolsa financia reportagens sobre a ascensão do populismo autoritário no mundo

O GroundTruth Project, organização americana independente que incentiva o jornalismo com foco em justiça social, está oferecendo cinco bolsas de U$ 10 mil (R$ 37 mil) para profissionais interessados em realizar reportagens de fôlego sobre a ascensão do populismo autoritário ao redor do mundo.

As matérias servirão de base para a sexta temporada do podcast GroundTruth, lançado pela organização em 2015.

A oportunidade é voltada a jornalistas principiantes que atuem em qualquer tipo de mídia. Embora não seja exigida experiência prévia com produção de podcasts, é necessário que o candidato apresente ideias para contar suas histórias em formato de áudio.

Para concorrer, é preciso enviar propostas, em inglês, pelo site do GroundTruth até 17 de março. Depois de selecionados, os repórteres terão um prazo de dois meses para realizar os trabalhos.

A iniciativa, promovida em parceria com a MacArthur Foundation, que defende causas ambientais, humanitárias e relacionadas ao jornalismo, tem como objetivo ampliar a cobertura do tema do autoritarismo pelo mundo. No texto de anúncio da bolsa, o Brasil é citado como exemplo de país que estaria vivendo uma decadência da democracia, junto a nações como Estados Unidos, Rússia, Turquia, e Hungria.