Em post, ex-diretor de testes do BuzzFeed fala do trabalho aproveitado de ‘voluntários’

Matthew Perpetua, ex-diretor de testes do site BuzzFeed, que fez um post em seu blog para comentar sua demissão, ressalta o trabalho dos “voluntários”. Segundo ele, embora esse material gere bastante dinheiro para o BuzzFeed, uma enorme parte do tráfego no site vem de um fluxo constante de testes amadores feitos por usuários.

Perpetua se diz impressionado com o volume do tráfego lucrativo que o site recebe de usuários “voluntários”. Segundo artigo do Nieman Lab, dos 15 testes que estavam em alta no BuzzFeed, 12 foram escritos por usuários amadores do site.

Ainda segundo o Nieman Lab, o BuzzFeed era considerado um disruptor que vinha de baixo, já que oferecia um material de fácil e barata produção (como listas e testes), que concorria com conteúdos mais caros (como reportagens jornalísticas). Agora, conteúdos mais baratos ainda, produzidos sem remuneração, parecem ameaçar o emprego dos antigos produtores de material do site.

Uma das produtoras voluntárias, Rachel McMahon, afirmou em entrevista à revista NY Mag que não tinha percebido que seus testes, cuja produção ela considerava um hobbie, pudessem tirar o emprego de jornalistas. Ela ainda disse que deve dar uma pausa na criação de testes, já que se sentiu muito mal quando soube das demissões promovidas pelo site.