Documentário sobre jovem negro produzido pelo Guardian é indicado ao Oscar

Pela primeira vez, um filme encomendado pelo jornal inglês The Guardian está concorrendo ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem. “Black Sheep” (ovelha negra) é uma das cinco obras indicadas na categoria, cujo vencedor será revelado em 24 de fevereiro.

O curta conta a história de um jovem negro de origem nigeriana, Cornelius Walker, que lida com questões de raça e identidade familiar.

A mãe de Walker se mudou com ele e sua família de Londres a Essex (Reino Unido) depois do emblemático assassinato de Damiola Taylor, que morava próximo à família de Cornelius. Taylor tinha dez anos –a mesma idade de Walker–, além de também ser negro e nigeriano.

Em Essex, “Cornelius se viu de repente em uma região dominada por racistas”, diz a descrição do Guardian. “Mas, em vez de lutar contra eles, Cornelius resolveu se tornar similar às pessoas que o odiavam. Eles se tornaram sua família e o protegeram. Em troca, Cornelius submergiu em uma cultura de ódio e violência”.

O filme, que tem 25 minutos de duração, é dirigido por Ed Perkins e um de seus produtores é Charlie Phillips, chefe de documentários do Guardian.

É possível assistir a “Black Sheep”, com legendas em inglês, no site do jornal.