BNDES lança agência de notícias com seção dedicada a desmentir boatos

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lança nesta quinta-feira (13) uma agência de notícias. A iniciativa busca divulgar o conteúdo produzido pelo banco, atendendo a jornalistas e interessados pelo tema.

“Percebemos a necessidade de melhorar o diálogo com a sociedade e com parceiros estratégicos”, afirmou Helena Tenório, superintendente de comunicação e relacionamento institucional do banco.

A agência terá uma seção dedicada a desmentir notícias falsas que envolvam o banco. Os boatos mais frequentes atribuem ao BNDES financiamentos que nunca foram feitos.

“A ideia é também oferecer um material de apoio para agências de checagem, que nos procuram bastante”, afirmou Alan Luna, chefe do departamento de comunicação. Essas checagens eram publicadas nas redes sociais do banco.

O conteúdo da agência será dividido em 15 editorias: administração pública, agricultura, comércio e serviços, cultura, educação, indústria, infraestrutura, inovação, institucional, internacional, meio ambiente, mercado de capitais, micro, pequenas e médias empresas, saúde e segurança.

Integra a iniciativa a criação de um blog, que contará com textos produzidos por técnicos da instituição. O objetivo é utilizar linguagem mais acessível, sem “economês”, de forma a atingir um público mais abrangente.

Segundo Tenório, a proposta visa “transformar o conteúdo técnico e dar um linguajar mais simples, atendendo ao maior interesse da sociedade”.