Banco de dados reúne iniciativas de jornalismo colaborativo ao redor do mundo

treinamento

Financiado pela Escola de Comunicação e Mídia da Universidade Estadual Montclair, localizada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, um banco de dados criado por acadêmicos e jornalistas mapeou 175 iniciativas de jornalismo colaborativo existentes em mais de cem países.

No banco de dados disponibilizado, é possível checar informações sobre cada projeto, como ano de início, modelo de colaboração, contatos de jornalistas participantes, ferramentas utilizadas e premiações conquistadas.

A estimativa é de que as colaborações identificadas envolvam jornalistas de 1.500 Redações diferentes. Entre os nomes listados está o Comprova, projeto de coalizão de 24 veículos de mídia brasileira, dentre eles a Folha, que visou identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas no processo eleitoral de 2018.

Antes disponível apenas em inglês, seu conteúdo acaba de ser traduzido para o espanhol e para o português. Segundo o Center for Cooperative Media (Centro de Mídia Cooperativa), grupo responsável pelo projeto, o objetivo da tradução é garantir que os avanços obtidos por cada iniciativa sejam acessíveis a um maior número de profissionais.

O acesso ao banco de dados é gratuito e pode ser feito através deste site.