Sobrecarga de informação pode prejudicar o trabalho do jornalista
A profusão de emails e alertas de notícias, as intermináveis linhas do tempo de redes sociais e a pressão para produzir cada vez mais conteúdo em menos tempo podem comprometer o trabalho do jornalista. A alta demanda por informação pode ser esmagadora e levar ao esgotamento do profissional.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa conduzida pelo jornalista John Crowley como parte de um projeto do Centro Europeu de Jornalismo. O objetivo do estudo é encontrar maneiras de tornar o jornalismo mais sustentável em um cenário de constante mudança e enxergar, enquanto uma indústria, soluções para essas questões.
Pouco mais da metade dos jornalistas que participaram do estudo afirmaram se sentir “sobrecarregados” pelas informações durante o dia de trabalho e queriam experimentar soluções para torná-las mais gerenciáveis. Apenas 7% disseram que o fluxo diário de informações estava “bem controlado”.
Quase três em cada quatro profissionais disseram que gostariam que as organizações de notícias iniciassem uma conversa com o objetivo de melhorar os fluxos de informação nas Redações. Foram recebidas 65 respostas ao questionário da pesquisa.
Nesse contexto, jornalistas estão desenvolvendo suas próprias técnicas para conseguir trabalhar em um ambiente cada vez mais acelerado. George Downs, jornalista do The Wall Street Journal, criou uma série de filtros para o seu email, que distribui as mensagens de acordo com o assunto.
Downs faz um esforço para, a cada duas semanas, deixar sua caixa de entrada sem nenhuma mensagem, mas não apaga nenhum email, apenas os armazena nos lugares correspondentes, para facilitar uma busca futura.
O diretor do programa News Impact Network, Mattia Peretti, mantém seu celular habilitado para receber alertas e mensagens apenas quando estiver em uma conexão wi-fi. “Se é realmente importante, alguém vai me encontrar por telefone”, disse. Ele também excluiu o aplicativo do Gmail do seu celular, checando seus emails apenas pelo laptop.
A diretora global de multimídia da Thomson Reuters, Jane Barrett, desativou as notificações de emails, e tenta manter seu celular no modo silencioso. Ela gostaria que fosse criado um mecanismo para filtrar a duplicação de alertas, especialmente quando todos os veículos noticiam um mesmo caso e o celular é bombardeado por notificações.
Alex Entwistle, editor-assistente da BBC Radio 5, desativou o alerta de mensagens de redes sociais durante certas horas do dia, introduziu reuniões no final do dia de trabalho e incentivou sua equipe a expressar seus sentimentos através de um quadro de humor musical.
“Você não pode esperar que as pessoas estejam ligadas 24 horas por dia, sete dias por semana. Você não está tirando o máximo proveito da sua equipe se pedir para que trabalhem fora do horário o tempo todo”, disse.
O questionário da pesquisa está disponível no site da iniciativa.