Conheça a 62ª turma do Treinamento em Jornalismo Diário da Folha

O 62º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha começou na segunda-feira (6) com 13 participantes selecionados entre 2.422 inscritos.

Durante o curso, patrocinado pela Philip Morris, os trainees terão aulas de direito, economia e língua portuguesa, entre outras, e participarão das diferentes rotinas da Redação.

Conheça a turma:

Ana Gabriela Verotti, 25

Paulistana, Ana Gabriela Verotti é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e se especializa em gestão de comunicação e marketing na ECA-USP.

Em 2015, foi estagiária de O Estado de S. Paulo e, nos anos seguintes, atuou na área de comunicação do LinkedIn e nas agências In Press e Edelman, onde fez reportagens para publicações corporativas.

Anna Satie, 23

Recém-formada em jornalismo pela Unesp, teve experiência na rádio universitária, em uma empresa júnior de jornalismo e em outros projetos da instituição. Agora busca a adrenalina dos deadlines da Redação. Estagiou na Editora Alto Astral, que publica a revista Todateen.

Gosta de diferentes formas de contar histórias: seu TCC foi uma reportagem em quadrinhos sobre refugiados de países como Congo e Iraque.

Carolina Moraes, 21

Nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Fluente em inglês e com francês avançado, fez estágio nas revistas Cásper e Veja São Paulo. A caçula da turma na Folha tem afinidade com os cadernos Cotidiano e Ilustrada. Está no último semestre de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.

Seu trabalho de conclusão de curso será um livro-reportagem sobre indígenas na capital paulista.

Clara Balbi, 25

Criada na cidade do Rio de Janeiro, é formada em cinema e jornalismo pela PUC-RJ. Ainda estudante, trabalhou como fotógrafa e assistente de produção e escreveu para revistas de arte e cultura. Estudou no Departamento de Cinema e Mídia da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Estagiou no Instituto Moreira Salles e trabalhou no Prêmio Pipa de Arte Contemporânea em parceria com o MAM-RJ.

Flávio Aguiar de Sousa, 28

Paulistano, formado em relações internacionais (PUC-SP), é mestre em sociologia e antropologia pela Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou a participação de grupos indígenas em políticas de patrimônio cultural.

Foi estagiário de comunicação do ex-presidente do PT, Rui Falcão, e trabalhou no Instituto Lula.

Gabriel Rodrigues, 23

Nascido e criado em Belo Horizonte, é formado em jornalismo pela Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a faculdade, participou da produção de um dossiê sobre a lei de cotas para pessoas com deficiência na capital mineira. A série venceu um prêmio de jornalismo concedido pelo Ministério Público do Trabalho em 2017. Também passou pelo caderno Cultura do Jornal Estado de Minas e pela startup de marketing de conteúdo Rock Content.

Guilherme Botacini, 26

É graduado em ciências sociais e mestrando em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha em uma tese que aborda a migração populacional ocorrida no litoral norte de São Paulo após o impacto do pré-sal na região.

Depois de trabalhar com dados no mestrado, ele quer usar a experiência em pesquisa na carreira como repórter.

Guilherme Guerra, 23

Nascido em Santos, formou-se em jornalismo na Cásper Líbero e cursa pós-graduação em estudos brasileiros na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Participou do Curso Estado de Jornalismo Econômico.

Como projeto final da faculdade, apresentou reportagem multimídia sobre a rede estadual de ensino médio de São Paulo.

Louise Soares, 29

Formada em jornalismo pela Federal do Rio de Janeiro, trabalhou por cinco anos como colaboradora da Folha no Rio, nas editorias Folhinha e F5. Fez mestrado em jornalismo com especialização em negócios pelo programa Erasmus Mundus, em Londres e em Aarhus (Dinamarca).

Recentemente publicou seu primeiro livro de ficção, o romance adolescente “O Cavaleiro Verde”.

Marcelo Ullmann, 28

Formou-se em direito pela USP e fez intercâmbio na Universidade Paris 2. Estagiou em escritórios de advocacia e trabalhou por quatro anos como analista judiciário concursado do Tribunal Regional Federal. Após quatro anos, decidiu dar uma chance ao jornalismo.

Santista roxo e fã de teatro, gosta de cultura e internacional.

Matheus Alves, 23

Nascido em São Paulo e criado na região de Embu das Artes, formou-se em jornalismo pela Federal de Santa Catarina (UFSC) no primeiro semestre de 2018. Trabalhou com comunicação institucional na universidade, desenvolvendo narrativas em ambiente digital, e em duas agências de marketing em Florianópolis. Estudou comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona entre 2016 e 2017.