Pesquisas sobre o noticiário de educação ajudam jornalistas a dar maior visibilidade ao tema

A Associação dos Jornalistas de Educação (Jeduca) encomendou ao Datafolha e à Rede Conhecimento Social, organização sem fins lucrativos, um levantamento nacional sobre o noticiário de educação. O objetivo das pesquisas é compreender o interesse pelo tema, e o que funciona ou não nas reportagens que abordam o assunto.

A pesquisa do Datafolha, realizada em todo território nacional, revelou que a educação é de grande importância para a população. Cerca de 80% dos entrevistados disseram ter muito interesse no assunto, enquanto saúde e política marcaram 78% e 23%, respectivamente.

Entretanto, valorizar o tema não significa que o conteúdo esteja sendo consumido e compreendido pelo público. A pesquisa realizada pela Rede Conhecimento Social, de caráter qualitativo, apontou que o noticiário parece direcionar o conteúdo para autoridades e educadores, afastando o público geral.

As pesquisas também apontaram caminhos para tornar as reportagens mais atrativas. Termos comuns ao debate da educação como “Base Nacional” e “interdisciplinar” suscitaram dúvidas, mesmo aos leitores mais engajados. Algumas palavras a mais dedicadas à explicação desses jargões, por exemplo, podem ter grande impacto na acessibilidade ao noticiário.

Outro ponto relevante evidenciado pelas pesquisas é como certos recursos empregados nas reportagens são recebidos pelos diferentes públicos. Um conteúdo com a presença de dados e gráficos, por exemplo, é bem recebido por apenas 12% daqueles que têm apenas o ensino fundamental concluído. Já aqueles com ensino superior apresentam uma preferência maior pelo uso desse tipo de recurso (38% disseram gostar da presença de estatísticas nas reportagens que consomem).

O material levantado está disponível para consulta no site, assim como os relatórios das discussões qualitativas.