Nova fase do Atlas da Notícia define pesquisadores de cada região do Brasil para combate aos ‘desertos de notícias’
O Atlas da Notícia, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com a agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, identificou, em 2017, números importantes sobre a situação do jornalismo no país. De acordo com o estudo, 40 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população, vivem em municípios sem a presença de noticiário local. Em agosto, o projeto lança uma atualização do mapa de veículos brasileiros para ajudar no combate aos “desertos de notícias”.
A próxima fase do atlas contará com a formação de uma rede de cinco pesquisadores, um em cada região do país. Eles ficarão responsáveis por abordar atores locais em busca de informações sobre cada veículo, como tipo de cobertura e circulação. Também será realizada uma nova campanha de crowdsourcing onde o público pode colaborar enviando nomes de jornais que conheçam em cidades de pequeno e médio porte pelo Brasil.
As regiões que estão nesses desertos de notícia não têm veículos que cubram entre outras coisas, a Prefeitura ou a Câmara Municipal.
Sérgio Spagnuolo, fundador do Volt Data Lab e responsável pelo levantamento e análise de dados do projeto, afirmou, em artigo do Observatório da Imprensa, que uma em cada cinco pessoas vive em municípios que não possuem jornais e sites de notícias locais, ou emissoras de rádio e TV. Para Spagnuolo, o atlas é um ponto de partida fundamental para pesquisas nesses vazios e também na definição de estratégias para uma maior presença do jornalismo no país.