Podcast discute o fim do jornalismo impresso e a ascensão do noticiário local na internet
O podcast Pro Rata, extensão do site americano de notícias Axios, promoveu, no dia 24/7, uma conversa entre a jornalista Sarah Fischer, repórter do portal, e o apresentador Dan Primack sobre a ascensão de sites dedicados ao noticiário local e o futuro do jornalismo impresso.
Na avaliação da jornalista, a cobertura realizada por veículos regionais contemplam apenas os grandes centros urbanos dentro do cenário nacional, deixando de lado muito da cobertura do dia a dia das cidades. Esse espaço está sendo preenchido por pessoas, nem sempre jornalistas, que criam sites na tentativa de manter suas comunidades informadas.
Próximo de encerrar suas atividades, o site Chicagoist, voltado para a cobertura da cidade de Chicago, foi comprado pelo cantor americano de rap Chance. Para Fischer, esse pode ser um caminho para que portais locais consigam mais relevância: “Sem o financiamento de pessoas como ele, esses sites não vão conseguir crescer apenas pelo sistema de publicidade. Esse modelo já não é mais sustentável nem para as grandes Redações”.
Questionada sobre o futuro do jornalismo impresso, a repórter não hesitou em dizer que não há mais espaço para produtos físicos dentro do jornalismo, “Até mesmo o New York Times já declarou que ao longo dos próximos dez anos vai parar de imprimir jornais”.
Fischer acredita que a sobrevivência de veículos tradicionais dependerá da capacidade deles de converter seus conteúdos para os formatos digitais sem perder público. “O jornalismo não perdeu sua importância nem o seu papel, mas é preciso migrar para os formatos digitais.”