Facebook busca ajuda acadêmica para o combate contra a desinformação nas redes

O Facebook anunciou pelo seu blog de pesquisas, no dia 5/7, o lançamento do projeto WhatsApp Research Awards. A iniciativa pretende apoiar o desenvolvimento de técnicas de combate à desinformação na internet e incentivar estudos sobre os aplicativos da empresa.

Os selecionados vão receber até US$ 50 mil (cerca de R$ 190 mil) para iniciativas de pesquisa independentes. Os estudos devem ser publicados em artigos em revistas acadêmicas e compartilhados com o WhatsApp e o Facebook.

Envolvida no escândalo da Cambridge Analytica e as eleições presidenciais americanas de 2016, a companhia espera que os estudos ajudem no desenvolvimento de técnicas para impedir que agentes usem as plataformas para disseminar informações falsas e interferir em processos eleitorais.

A premiação tem cinco áreas principais: processamento de informações para conteúdos sensíveis, informações relacionadas a eleições, efeitos de rede e conteúdo viral, alfabetização digital e informação equivocada e detecção de problemas de comportamento dentro de sistemas privados.

Pessoas com base e experiência nas áreas de estudos de interação online e tecnologias da informação devem se inscrever pelo site até 12/8. Os vencedores serão contatados até o dia 14/9.