Conheça os participantes do Programa de Treinamento em Saúde da Folha
A editoria de Treinamento da Folha começou na segunda-feira (4) o Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde. O curso, que tem patrocínio da Roche, dura cinco semanas, em tempo integral.
Conheça os 11 participantes, que enfrentaram 898 concorrentes:
Bianca Toscano, 28
Formada em direito pela USP, sempre quis ser jornalista. Escolheu o direito de olho nas similaridades entre as duas profissões. Depois de passar por escritórios com diferentes perfis, concluiu que a advocacia limitava suas vontades, mas aprendeu a buscar com afinco o contraditório. “Todo mundo tem direito ao outro lado.”
Ana Luísa Moraes, 23
Natural de Goiânia, é apaixonada por literatura e cinema. Está no quinto ano do curso de jornalismo na USP. Trabalhou nas revistas Superinteressante e Saúde e passou por um intercâmbio de seis meses em 2017 no Instituto Politécnico de Lisboa. Tem interesse especial em saúde mental, bem-estar e equilíbrio.
Ana Bottallo, 28
A serpente, a borboleta, o polvo e o lagarto tatuados na pele entregam que a bióloga é apaixonada por animais. Formada pela Unesp, Ana é doutoranda na USP, onde pesquisa a origem e a evolução de serpentes com registros fósseis. Em paralelo, toca o Projeto Filos, um site de divulgação científica.
Beatriz Maia, 30
Formada em jornalismo pela Unesp, em 2008, trabalhou como assessora de comunicação da reitoria da Universidade Federal de São Carlos por quatro anos. Em 2017, iniciou sua pós-graduação na Unicamp em jornalismo científico, pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).
Patrícia Coelho, 54
A gaúcha é técnica de comunicação social e trabalha na Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Formada em jornalismo na PUC-RS, com pós-graduação em assessoria linguística, Patrícia acredita que, como jornalista, pode ajudar a mudar a vida das pessoas, à medida que contribui para a garantia do direito à informação.
Afonso Baleeiro, 29
Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em atenção básica, atua como clínico-geral no SUS. Decidiu participar do Treinamento para compreender melhor os problemas que mais afetam a população e tentar assim ampliar sua esfera de atuação profissional.
Marcelus Janes, 51
Publicitário e mestre em comunicação e saúde pela USP, é assessor de imprensa da Faculdade de Saúde Pública da mesma universidade, além de chargista nas horas vagas. Foi tutor de educação à distância, mediando o uso das mídias na educação.
Lara Pinheiro, 25
Jornalista de Salvador, chega ao Programa de Treinamento com a experiência de um estágio em uma start-up em jornalismo de dados na cidade do Cairo, no Egito. Considera que o jornalismo precisa repercutir temas como aborto, eutanásia, suicídio assistido e saúde da mulher.
Sylvia Affonso, 38
Graduada em biologia, trabalha na Unifesp desde 2004. Há oito meses trocou a pesquisa básica com animais em laboratório pela divulgação científica. A dança, que sempre esteve em sua vida como hobby, virou tema de estudo, que inclui um intercâmbio em Londres. Ela investiga a aplicação da dança para o tratamento de doenças psiquiátricas.
Jaime Costa, 43
Inspirou-se no irmão para escolher a medicina aos 18 anos. Foram quatro tentativas até conseguir ser aprovado na USP. Atua como clínico-geral há quase 15 anos e considera que o mercado de trabalho na área está se tornando progressivamente mais difícil. Para ele, o SUS deveria ser reformulado.
Luiz Philipe de Oliveira, 41
Formado pela Unisantos, o advogado é doutorando em direito internacional pela USP, com uma pesquisa sobre a Convenção das Nações Unidas e os trabalhadores migrantes. Fez dois intercâmbios: um no Japão e outro na Inglaterra. Foi voluntário nas Olimpíadas do Rio 2016.