Bolsa leva jornalistas para realizarem projetos de pesquisa na Alemanha

A bolsa alemã para Futuros Líderes do Brasil, patrocinada pela Fundação Alexander von Humboldt, está com inscrições abertas até 15 de setembro. O programa seleciona jovens para desenvolverem projetos em várias áreas de pesquisa, inclusive mídia.

Com apoio de uma instituição-anfitriã da Alemanha, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo.

A estadia no país começa em agosto com um curso obrigatório de alemão, que dura até setembro, seguido de um seminário de quatro semanas em Bonn e Berlim. Depois, os selecionados contam com mentoria individual para o desenvolvimento do projeto. As despesas da viagem serão pagas pelo programa.

Para inscrever-se, é necessário desenvolver um projeto de pesquisa e encontrar uma instituição de ensino alemã privada ou pública que aceite apoiar o projeto. A instituição-anfitriã irá fornecer mentoria, local de trabalho e recursos para que a pesquisa seja realizada, e seu campo de atuação deve estar relacionado ao projeto do bolsista.

O programa aceita candidaturas de jornalistas que tenham até 12 anos de formação, fluência em inglês ou alemão, e que apresentem uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Mais informações estão disponíveis no site e no edital do programa.