Jornalista da Folha lança manual com dicas para produção de conteúdo no Instagram Stories
O boom no uso de celulares e redes sociais está mudando a forma como o jornalismo, a fotografia, o cinema e a TV produzem imagens e vídeos: o plano horizontal dá espaço ao vertical.
O Instagram Stories, ferramenta que adaptou e melhorou o Snapchat (para muitos, copiou), com seus 300 milhões de usuários ativos por dia, é o maior exemplo disso. Já há produções inteiramente voltadas à plataforma, como a Dqker Nation, uma revista semanal eletrônica exclusiva para Stories.
É nesse cenário que o jornalista Mateus Camillo (@mateus_camillo), produtor de Instagram da Folha, lança o Manual de Storiestelling, com sugestões para criadores de conteúdo aproveitarem ao máximo os recursos do Instagram Stories.
1) A Jornada do Herói
Você está contando uma história, portanto, lembre-se do básico em contação de histórias: começo, meio e fim. Ter em mente o conceito de jornada do herói, de Joseph Campbell, pode lhe ser útil na hora de desenvolver a narrativa. Todo herói (no nosso caso, o personagem ou a situação retratada) passa, em maior ou menor grau, por uma partida, separação, iniciação, penetração e retorno.
2) Suspense
Começar com “Era uma vez”, por exemplo, funciona bem. Entregue a história aos poucos, forçando a curiosidade para que o seguidor continue no próximo Stories. É como escrever um texto: um Stories tem que levar ao outro, e ao outro, e assim por diante.
3) Linguagem
Encontre sua linguagem, mas em geral use-a de forma leve, bem-humorada, divertida. O desafio é encontrar seu ponto ideal, sem ser sério demais nem escrachado demais (é muito fácil perder a linha e ofender alguém, por exemplo).
4) Interação
Mantenha um canal aberto com seu público. As principais maneiras são:
– Enquetes
– Call-to-action: ao final de seu Stories, pergunte, por exemplo: “Já passou por isso? Mande sua mensagem pra gente!”
– Peça feedbacks (críticas, dúvidas, elogios e sugestões)
– Posts de agradecimentos no final marcando seguidores que sempre mandam mensagens
Não esqueça de responder a todas as mensagens que chegam. Se é algo que você não sabe na hora, diga que vai atrás da resposta.
5) Marca
Crie uma identidade visual, adote princípios e tenha valores. Mais importante, siga-os sempre. Dê nome a suas sessões fixas (na Folha temos o “Já leu a Folha hoje?”, de manhã, o “#nãodurmasemsaber”, à noite, e o “Fale, blogueiro”, semanal). Se possível, crie também quadros esporádicos (na Folha temos “Folha Stórias” e “Desafios Folha”) e personagens (na Folha temos o “Monstro da Neve” e outros em criação).
Observação: não se paute pela concorrência. Não faça de tal ou tal maneira só porque o concorrente está fazendo. Crie a sua linguagem, a sua marca. No máximo, incorpore elementos dos rivais que podem acrescentar ao seu projeto.
6) Vídeos
Use com parcimônia, pois a internet do brasileiro não é das mais velozes do mundo e, mais importante, o Instagram (e principalmente o Stories) consome muito o plano de dados. Com isso, boa parte seguidores sequer conseguem carregar o vídeo –seu trabalho será desperdiçado, afinal.
7) Conteúdo é rei
O maior clichê já contado aos produtores de conteúdo continua verdadeiro. Imagens incríveis fazem toda a diferença e na Folha temos ótimos fotógrafos e parceiros, o que ajuda um bocado. Agora, se você é um pequeno produtor de conteúdo, não se preocupe. Dá para fazer um Stories cativante e atrativo sem nenhuma imagem (leia o próximo item), desde que seu conteúdo seja bacana.
Observação: não se restrinja a isso, contudo. A internet está cheia de bancos de imagens gratuitos.
8) Recursos
Use e abuse de todos os recursos que o Instagram disponibiliza, como GIFs, várias fontes, tamanhos e cores de letras, pincéis e borrachas para mexer no fundo (ideal para o pequeno produtor que comentei acima). Seja criativo, ouse –se depois não gostar do resultado ou receber feedbacks negativos, tente diferente.
9) Tamanho
Qual o tamanho ideal do meu Stories? Não há uma regra pétrea. Tenha em mente que a maior queda no número de visualizações é do primeiro para o segundo. Depois, se você seguir os passos 1, 2 e 3 com sucesso, a queda para o seguinte será menor. Um bom Stories pode ter 5 ou 30 quadros (mais do que isso eu já considero exagero).
10) Hiperlinks
Por fim, não se esqueça de usar hiperlinks em quase todos os quadros, afinal, você está produzindo um conteúdo para o Instagram e nada mais justo do que um retorno para o seu site/blog/perfil. Deixe sem link os Stories de interação (caso contrário não aparece o espaço para mandar mensagens).
É isso! Gostou do Manual de Storiestelling? Tem alguma sugestão, crítica ou comentário?
Mande para mateus.souza@grupofolha.com.br ou entre em contato pelo Instagram (@mateus_camillo). Será um prazer conversar com vocês.