Plataforma de pedidos de acesso à informação reúne mais de 102 mil solicitações
A plataforma Achados e Pedidos, que reúne pedidos de acesso à informação feitos por jornalistas e outros cidadãos via LAI (Lei de Acesso à Informação), anunciou em fevereiro que adicionou mais de 80 mil novas solicitações ao seu banco de dados, totalizando 102 mil requerimentos disponíveis para consulta.
Grande parte das solicitações incluídas (78 mil) correspondem a pedidos e respostas do Governo Federal e podem ser encontradas aqui.
O projeto, que é organizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a ONG Transparência Brasil, também apresentou uma seção em seu portal dedicada à visualização de dados relativos aos pedidos que constam em sua base.
A nova aba de “Dados” oferece análises, gráficos e infográficos interativos sobre os requerimentos cadastrados a partir de três critérios: tempo de resposta, atendimento do pedido de informação e atendimento de recursos.
Ainda é possível comparar as solicitações por ano ou realizar pesquisas por meio de filtros, separando-as por classificação (“atendido”, “não atendido”, “parcialmente atendido” ou “não classificado”), nível federativo e esfera de poder.
O portal permite que qualquer pessoa contribua adicionando mais requerimentos à base. É possível enviá-los pelo link.