Nova versão de site traz informações atualizadas sobre territórios indígenas no Brasil
A organização ISA (Instituto Socioambiental) acaba de lançar em novembro uma nova versão atualizada do site Terras Indígenas no Brasil. A página fornece uma série de dados sobre todas as áreas ocupadas pelos índios no país, que representam 13% do território nacional.
Entre as informações disponibilizadas, estão a quantidade de povos, a população total, o número de línguas e dialetos e um índice de notícias veiculadas sobre temas indígenas.
Em um mapa interativo, além da localização dos territórios ocupados por reservas, é possível visualizar as áreas onde ficam biomas e unidades de conservação, assim como a localização de focos de incêndio, de bacias hidrográficas, de áreas desmatadas e de escritórios da Funai (Fundação Nacional do Índio), entre outros dados.
Sobre as terras indígenas, o site informa a situação jurídica da área –em identificação, identificada, declarada ou homologada–, quais notícias já foram veiculadas sobre ela na imprensa, quais entidades indígenas atuam na região e a evolução demográfica do território nas últimas décadas.
A nova versão do site foi desenvolvida por pesquisadores do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA.
Tenho respeito por este jornal.