Folha promove rodas de conversa para dar início a discussões sobre cidade e periferia
A Folha e a Fundação Tide Setubal realizam em maio uma série de rodas de discussão sobre cidade, periferia e políticas sociais.
Os debates reunirão especialistas e líderes comunitários em mesas temáticas realizadas em diferentes regiões de São Paulo. Será abordada a influência do território na vida de quem habita os grandes centros urbanos e se discutirá meios de corrigir desigualdades.
O primeiro evento acontece no próximo dia 6 (sexta-feira) no campus leste da USP (prédio da EACH, rua Arlindo Béttio, 1.000). Duas rodas de debate abordarão o direito ao espaço público de maneiras diferentes.
A primeira mesa tem início às 14h e discute os aspectos da equidade, da mobilidade e da liberdade de expressão. Os debatedores serão Neli Aparecida de Mello-Théry, vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e especialista em políticas públicas; Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa; Eduardo Vasconcellos, assessor da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e Elaine Mineiro, integrante do Movimento Cultural das Periferias.
Na mesa seguinte, que começa às 16h, será discutida a educação nas periferias. Estão confirmados Maria Rita de Almeida Toledo, historiadora e professora da Unifesp; Alexandre Isaac, líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Josafá Rehem, diretor da escola municipal Faveira do Mato; e Maria Stela Graciani, coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Faculdade de Educação da PUC-SP.
A programação continua com debates na zona sul (dia 12 de maio) e no centro (dia 19). As discussões são uma preparação para o seminário internacional Cidades e Territórios: Fronteiras e Encontros na Busca pela Equidade, que ocorre em 14 de junho na Fecomercio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.