Leia rápido: “An otorhinolaryngologist colonel crossed the isthmus with his squirrel and his sixth penguin to the rural site of Worcestershire”.
Não é para ser fácil. A frase acima reúne algumas das palavras em inglês mais difíceis de se pronunciar quando se é uma pessoa de outra língua nativa.
A lista foi compilada em um artigo do “The Independent” a partir de mais de cinco mil mensagens de uma discussão em um fórum da rede social Reddit, utilizando como base o sistema em que os usuários dão pontos aos melhores comentários.
A 59ª turma de trainees da Folha fez uma tentativa. O resultado pode ser conferido abaixo:
http://mais.uol.com.br/view/15514519
Veja a lista das dez palavras eleitas pelos usuários com as de pronúncia mais difícil (com as devidas traduções entre parênteses):
10. Rural (Rural)
Palavra complicada para falantes de línguas como o alemão, que se torna ainda mais difícil de pronunciar quando próxima a outra palavra com o mesmo som do “r”.
Se não parece tão difícil para nós brasileiros, experimente dizer o trava-línguas: “I want to be a juror on a rural brewery robbery case” (Eu quero ser um jurado em um caso de roubo de uma cervejaria rural).
9. Otorhinolaryngologist (Otorrinolaringologista)
Termo que assusta pela aparência, e não apenas em inglês. Como indicado por alguns participantes da discussão, a quebra da palavra em “oto-rhino-laryng-ologist” facilita a pronúncia e indica o seu significado a partir de seus termos derivados do grego: “ouvido-nariz-laringe-cientista”.
Palavra aparentemente fácil, mas que possui pronúncia diferenciada, algo como “kernel”. Impossível de adivinhar para um novato na língua.
Uma piada dos usuários com a dificuldade do ator Benedict Cumberbatch em pronunciar o nome dos animais na narração de um documentário. Veja o
vídeo.
A sexta palavra da lista é uma confusão de fonemas parecidos e inexistentes em algumas línguas. Experimente falar em voz alta a seguinte frase: “The sixth sick sheik’s sixth sheep’s sick” (A sexta ovelha do sexto sheik doente está doente).
A maior dificuldade nessa palavra, que designa uma faixa estreita de terra com mar dos lados ligando duas outras grandes porções de terra, fica no encontro entre “s” e “th”.
Foi escolhida mais pela dificuldade dos usuários em escrever do que pela própria pronúncia. “Annemm… amennome… annemmoneme… f***”, tentou um deles.
Também muito citado por falantes da língua alemã, pela dificuldade em pronunciar o “rr”.
Palavra com pronúncia muito diferente do que se deduz pelos sons mais comuns de suas letras. Ao invés do “tchoir” que se poderia deduzir, sua pronúncia é algo como “quáir”, em português.
1. Worcestershire (Condado localizado na Inglaterra)
A palavra campeã faz por merecer o posto. Ao invés da intuitiva “Uorcéstershair”, a pronúncia correta do nome do condado inglês é algo mais próximo de “Uorstershar”.
Muito legal!
Genial!!!!!
OK, pronuncie “Cholmondeley”, então.