Newsletters ressurgem como ferramenta de publicação para jornais

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Uma ferramenta de difusão de conteúdo que parecia ultrapassada vem recobrando força junto aos produtores de conteúdo na internet.

As newsletters enviadas por e-mail voltam a ser exploradas pelos sites jornalísticos, embaladas pelo sucesso de listas como a do Quartz, portal de notícias de negócios da Atlantic Media, que ultrapassa a marca de 100 mil leitores.

Newsletter - Quartz

Os números ajudam a difundir a ideia de que a caixa de entrada é a nova homepage, defendida por executivos da Quartz e jornalistas como Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas. Grandes veículos como “Bloomberg”, “The New York Times” e “El País” já voltaram suas atenções para a oportunidade de conquistar leitores através de email.

A vantagem das newsletters sobre as cada vez mais diversas e numerosas fontes de informação na internet é justamente a capacidade de selecionar e organizar os conteúdos relevantes perdidos no oceano de informação publicada diariamente. Com o adicional de que entrega essa informação organizada na caixa de e-mails, que, como ressaltou David Carr em artigo no “The New York Times”, é a primeira coisa a ser checada na internet pela maioria das pessoas.

O conteúdo das newsletters ultrapassa a simples compilação de notícias próprias, modelo tradicional dos grandes veículos jornalísticos. A lista de notícias da Quartz reúne textos de diversos portais norte-americanos, a do El Español, site espanhol que será lançado no segundo semestre, reúne notícias de portais do mundo todo; e o site TinyLetter  permite a qualquer um criar a sua newsletter e enviá-la a pessoas interessadas.

O maior exemplo dessa onda renovada do serviço de notícias por e-mail é a “startup” “The Skimm”, criada por duas ex-produtoras da rede de televisão norte-americana NBC, cuja única produção é uma newsletter diária com um resumo das principais manchetes do dia.

Newsletter - theSkimm

O conteúdo produzido pelas duas jornalistas, com um foco feminino e voltado para profissionais sem tempo para ler notícias diariamente, é enviado gratuitamente para todas as pessoas que se inscrevem no site.

Lançado há três anos, e com mais de um milhão de leitores ativos, o projeto recebeu US$ 7,8 milhões (R$ 23,8 milhões) de investidores antes mesmo de definir de onde virá o lucro.

Em meio a todas as movimentações de Google, Facebook, Twitter e afins para reconfigurar o compartilhamento de informações, a ideia pode parecer estranha, mas o futuro do compartilhamento de notícias pode chegar antes por e-mail.

Newsletter - Folha