Em busca de um post melhor: 6 dicas para fazer uma matéria online bombar

treinamento

Por Cláudio Goldberg Rabin

Para capturar a atenção do leitor na internet, a qualidade na apresentação de uma notícia é mais importante do que a quantidade de textos publicados. Na palestra “Como focar a pauta para aumentar a audiência”, Marcelo Soares, especialista em dados da Folha, deu dicas de como tornar um conteúdo mais atrativo.

1 – O leitor é um gato na frente de um ponteiro laser

Boa parte dos leitores chega à notícia pelas redes sociais e pelos buscadores online. A reportagem, portanto, pode ser o primeiro contato que o leitor tem com o site do jornal. Seja cuidadoso com os elementos da página e deixe uma boa impressão desde o início.

 2 – Um título ruim pode matar uma reportagem boa

No online, o título é a principal pista visual para o leitor saber a relevância de uma reportagem. Ele individualiza o conteúdo e deve conter palavras que possam ser encontradas nos mecanismos de busca mais facilmente.

 3 – O poder de atração da imagem

Fotos, vídeos e infográficos ajudam o leitor que chega ao texto permanecer nele. Uma imagem bem escolhida contribui para chamar a atenção nas postagens em redes sociais.

4 – Ajude o leitor a encontrar as notícias

Cada texto no site faz parte de um “ecossistema digital”. Nele, as reportagens podem dar “carona” umas às outras. Coloque hiperlinks para valorizar o conteúdo produzido.

 5 – Jornalismo online não precisa embrulhar peixe no dia seguinte

Na internet, a reportagem não “morre” depois de publicada. Sempre que o assunto for relevante, ela pode voltar na forma de link.

 6 – Pense diferente

O que é feito da mesma maneira como sempre foi feito, sem dar audiência, pode ser diferente. Em vez de publicar uma reportagem sobre as oscilações do dólar, mais vale reunir o conteúdo em um liveblog ou em uma calculadora, por exemplo.