Jornalista: um profissional que lida, sim, com números
Erra quem diz que escolheu ser jornalista porque não gosta de números. Eles estão na maioria das reportagens.
Os números e sua interpretação podem transformar dados em uma história a ser contada.
A comparação entre um indicador ao longo do tempo pode sinalizar, por exemplo, se a quantidade de analfabetos aumentou ou caiu.
Ou se os pedidos de patentes no Brasil estão evoluindo.
E se o gasto público de um determinado setor está crescendo.
Dificilmente uma boa história, mesmo que não venha dos números, fique livre deles.
Comparações e porcentagens estão em todos os lugares.
Quer ver?
Trago alguns trechos de matérias que estão agora, nesse momento, destacadas na home da Folha:
Manchete (Poder): “Eles são acusados de atuar num esquema segundo o qual a Alstom pagou R$ 23,3 milhões, em valores atualizados, para fornecer equipamentos para três subestações elétricas da Eletropaulo e EPTE”
Destaque 1 (Cotidiano): “O percentual de operadoras que se mantêm no rol de sanções, porém, é maior. Das 47 punidas nesta semana, 31 (66%) já estavam na lista anterior de suspensões.”
Destaque 2 (Mercado): Os Estados que fecharam 2013 no azul – veja o infográfico da matéria
Um jornalista que não gosta dos números precisa pelo menos aprender a domá-los. Caso contrário, será vítima deles.
ps’ Esse post surgiu de uma conversa com o jornalista e ex-trainee Pedro Henrique Kuchminski, que hoje trabalha na Editoria de Treinamento da Folha
A utilização de dados e estatísticas não só ajudam na apuração do jornalista como podem originar gráficos, tabelas e infográficos. A disposição de números em algumas matérias torna a leitura chata e lenta, problema que a união de texto e arte pode resolver.
Angelo, exatamente. Sem números não dá para fazer infográficos. abraços, Sabine