E eu com isso?

rbotelho

Por Pedro Kuchminski, trainee da turma 55

“Qual é o gancho?” Essa é a pergunta que todo jornalista deve se fazer ao sugerir uma pauta. “Gancho” no mundo jornalístico é um jargão utilizado para algo que justifica uma reportagem. Ou seja, o gancho é o que liga a pauta ao dia a dia do leitor.

Por exemplo, recentemente -devido a atos infracionais cometidos por adolescentes em São Paulo- a Folha encomendou ao Datafolha uma nova pesquisa sobre a opinião dos paulistanos em relação à diminuição da maioridade penal. O jornal utilizou-se dos acontecimentos como gancho para solicitar a pesquisa e, a partir daí, criou infográficos e publicou análises que estimularam o debate entre leitores e colunistas. Tudo isso trouxe o leitor para mais perto dos fatos.

Por isso, o jornalista precisa de um gancho para que os leitores sintam-se curiosos à medida que percorrem as linhas da reportagem. O objetivo é escrever um texto envolvente, informativo e, se possível, capaz de instigar o leitor a ponto de ajudá-lo a desenvolver seu senso crítico.

Nesses dois meses de treinamento, aprendemos como procurar e usar um gancho para a elaboração de reportagens. O intuito é demonstrar a importância daquilo que virou notícia para o cotidiano das pessoas.

Afinal, sem um gancho, a notícia corre o risco de ficar desinteressante, deslocada e, pior, irrelevante aos olhos de quem a lê.  É o chamado: “E eu com isso?”

Comentários

  1. Existem notícias que, de fato, fazem a gente dizer : e eu com isso? De duas uma, ou são matérias pagas ou tem muita gente sem saber o que é um gancho. Estou aprendendo com vocês através das dicas e experiências deixadas por aqui. Abraços

Comments are closed.