“A Entrevista”
Este vídeo curto, “A Entrevista“, mostra com bom humor alguns erros cometidos por jornalistas, por má-fé ou inexperiência:
– NÃO DEIXAR O ENTREVISTADO CONCLUIR SUAS FRASES, SEU RACIOCÍNIO.
Como tirar algo de interessante/relevante de uma entrevista, se o entrevistado não consegue concluir uma ideia?
– COLOCAR PALAVRAS NA BOCA DO ENTREVISTADO.
O pecado acontece na busca forçada por uma frase “bombástica”, por algo que tenha repercussão.
– NÃO GRAVAR A ENTREVISTA.
As anotações durante a entrevista são importantes porque configuram um roteiro do que foi dito de mais importante e agilizam o trabalho na hora de escrever a matéria. Mas o gravador é um aliado do jornalista, que poderá recorrer à gravação na hora de publicar a frase correta ou checar se entendeu bem o que o entrevistado quis dizer.
Também poderá ser usada a favor do jornalista caso a fonte negue que tenha feito aquela declaração (em situações que vão de uma carta ao jornal até processos na Justiça).
Quem trabalha em Redação também já deve ter visto o editor pedindo ao repórter que mostre a parte da gravação em que o entrevistado diz determinada coisa. É uma segurança a mais na hora de publicar.
– NÃO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA.
Faz parte da piada, mas, no vídeo, o jornalista não sabe responder quando o entrevistado questiona a quais críticas ele está se referindo. Antes de uma entrevista, prepare-se. Leia sobre o que já foi escrito sobre aquela pessoa, sobre o que ela já falou, escreveu, publicou, opinou, informe-se sobre a biografia dela. Quanto mais informações você reunir, melhor será sua entrevista.
Boa dica ! Mas faltou algo mais .
O pessoal esta blogando , pouco. Mais de 10 dias sem nenhum texto. O que passa ?
Flss
Oi, no momento, estamos no processo de seleção dos novos trainees, por isso o pessoal está aparecendo por aqui… 🙂