Esforço contra o TCC “nas coxas” – e a recompensa depois
A leitora Adriana Farias enviou o texto abaixo para os leitores do blog que estão às voltas com o trabalho de conclusão de curso. A experiência dela pode animar quem se vê atolado para conciliar os estudos com o trabalho/estágio e pode ajudar quem tinha tido a ideia de fazer um TCC “nas coxas”, só para pegar o diploma, a mudar de ideia. Vejam aí:
“Eu tenho 23 anos e sou jornalista recém-formada pela PUC-SP. No meu trabalho de conclusão de curso eu abandonei a parceria com uma super amiga minha para tocar o meu TCC sozinha, até porque eu finalmente tinha achado um assunto que tinha tudo a ver comigo. Abracei o tema e decidi que eu não iria fazer um trabalho final apenas para concluir uma exigência no curso. “Se eu vou ter que investir um ano da minha vida em algum projeto, então ele terá que me dar frutos no futuro”, foi o que pensei. Coloquei isso na minha cabeça e não larguei mais. Aí que os problemas começaram a aparecer.
Na época, eu estagiava em uma emissora de televisão que sugava muito de mim, ou seja, eu fazia muito mais do que 6h de trabalho. Isso poderia parecer ruim à primeira vista, mas minha editora-chefe não me via como estagiária, mas sim como produtora dos programas que nós fazíamos juntas. Então, como conciliar o TCC com um trabalho cuja equipe super te valoriza e a sua chefe até te dá o aval para você estruturar um programa sozinha na área da reportagem e da produção? Colegas também me aconselharam a deixar o TCC de lado e fazer algo mais tranquilo só para pegar de uma vez por todas o diploma.
O fato é que lutei durante um ano para não fazer meu TCC “nas coxas” e para não perder meu rendimento na emissora. Eu passei a fazer o meu projeto no fim do expediente e principalmente nos finais de semana. Abri uma planilha no excel e coloquei todas as minhas prioridades: todas as entrevistas que eu precisava fazer, o que faltava coletar, o que faltava pesquisar, organizar viagens, quais eram as tarefas dos dias seguintes, quais livros eu tinha que ler. Sempre quando eu finalizava uma tarefa eu ia no excel, marcava com um traço e dava “ok”, se eu via que tarefas que eu deveria ter cumprido não estavam feitas, sem aquele “ok”, eu entrava em desespero para quitar o quanto antes. Foi assim durante todo o meu projeto.
Meu namoro e minhas relações sociais quase foram para o brejo. Tinha dias que eu queria apenas ficar dormindo o dia inteiro, mas minha irmã ia lá e me dava uma força. Fazia a transcrição de uma entrevista aqui, o meu namorado me ajudava com outra. Até o meu irmão de 17 anos entrou nessa.
Depois da tormenta vem a bonança. O fruto dessa luta acontecerá no dia 04/08, das 16h30 às 20h, no Teatro Augusta, em São Paulo! Lá, eu vou lançar o livro “London Calling – histórias de brasileiros em Londres” que foi, originalmente, o meu TCC pela PUC-SP. O meu esforço foi recompensado com a publicação desse livro por uma editora que acreditou no projeto. Além disso, eu fui contratada naquela emissora de televisão logo depois da minha defesa de banca, que foi avaliada com a nota máxima.
Por experiência própria, eu insisto que os alunos de jornalismo devem acreditar nos seus trabalhos e ir em frente de peito aberto e cabeça erguida. Não engavetem o TCC de vocês, inscrevam em alguma premiação, tentem tirar o melhor dele porque com certeza absoluta vai render bons frutos! Você crescerá tanto profissional quanto pessoalmente.
Estou à disposição se alguém quiser dicas sobre essa conciliação maluca! O meu facebook é http://www.facebook.com/drica.farias e todos estão convidados para o lançamento!”
Oi Adriana, fiquei feliz por ti, mesmo sem conhecê-la. Também compartilho dessa idéia, temos que tirar o melhor proveito de tudo, pq um dia isso será usado em alguma coisa.
Parabéns pelo seu livro. Pena eu ter visto esse post só agora.
Vou te add no face pra gente conversar melhor.
Um beijo
Oi Márcia!
Agora vou fazer um segundo lançamento lá na Bienal. Será no próximo sábado (18), às 15h.
Abs,
Nossa, que história bacana! Fiquei feliz em conhecer a determinação da Adriana.
Realmente o esforço vale a pena 😉
Sucesso com o livro, Adriana!
Não engavetem o TCC de vocês, inscrevam em alguma premiação, tentem tirar o melhor dele porque com certeza absoluta vai render bons frutos! Você crescerá tanto profissional quanto pessoalmente – sobre a sua sugestão Vocês podem enviar os TCCs para contato@gestaouniversitaria.com.br que vamos publicar sem censura. É preciso entrar na Revista, fazer um pequenino cadastro de autor e enviar o TCC. Temos um número enorme de acessos.
Tbm gostei muito da história da Adriana:)
Parabéns pelo trabalho!
Quero ler!
Sensacional, Adriana. Fiquei orgulhoso de você mesmo sem te conhecer. = )
Bjus…
Obrigada, Fábio e Nacyelle!
Aliás, vocês estão super convidados para ir ao lançamento! É neste sábado, no Teatro Augusta, fica próximo a estação de metrô Consolação.
Abs,
Obrigada, Cris!
Eu só queria dizer que o pessoal pode me encontrar no blog http://meonthestreet.wordpress.com
Nem todo mundo tem facebook e, às vezes, ele é bloqueado no trabalho.
Abs,