Perdi o bonde da idade?

Ana Estela de Sousa Pinto

Pergunta de uma nossa leitora:

Eu tenho uma dúvida que está me matando. Tenho 23 anos e ainda não me formei, vou concluir a graduação ano que vem. O problema é que eu acho que terminar com 24 é tarde demais e até porque deveria ter me formado aos 22, porém alguns problemas pessoais me impediram de continuar e tive que trancar o curso  por 1 ano e meio. Então gostaria de saber qual a melhor idade para concluir a graduação em jornalismo?

E então, colegas? Ela já está velha? Há idade certa? Ela já perdeu esse bonde?

Comentários

  1. É que é uma preocupação que não tem muito como ser resolvida, não? O que vai fazer? Trancar o curso, começar outro, chorar desesperadamente? O melhor, estando velho ou não (e, não, você não está), é se formar, faltando um ou quatro anos para isso…

  2. ah, desculpe, preocupação com idade, na casa dos 20 anos, é bobagem demais pra mim. fala sério! vai se preocupar em fazer uma boa faculdade…

    1. Natalia, é que tudo é questão de perspectiva, né? Quem só viveu 20 e poucos anos acha que já está veeeeeeeelho… Mal sabem que a vida nem começou! 😉

  3. Entrei na faculdade de jornalismo aos 23, me formei aos 27. Não me preocupei muito com isso, hehe

    Um bom jeito de encarar esse princípio de crise existencial (hehe) talvez seja lembrar que, apesar de encerrar a graduação com um ou dois anos a mais do que a média, você não ficou exatamente parada; ampliou seus conhecimentos com outras leituras, outras vivências, outros caminhos.

    No mais, na profissão como na vida, a idade é um estado de espírito.

    :0)

  4. A questão é o que você gosta de fazer na vida. Você conclui a graduação com 20 25 ou 35 anos e daí?, no final,voce pode ficar desempregado, ou pode ter o sentimento de ter escolhido um curso que não corresponde a suas aspirações. Há muita coisa para fazer na vida. Um diploma de uma unversidade federal no Brasil abre as portas para se inscrever em qualquer universidade estrangeira. Isso abre o horizonte pra aprender línguas e se especializar em outras área, ou fazer outro curso no exterior. Fazer o que gosta, se possível, e gozar a vida.

  5. Novinha…

    O importante é focar nos estudos e está cada vez mais preparada para um mercado competitivo. O tempo é algo efêmero e o que importa de fato é viver com intensidade cada momento, seja como estudante, seja como profissional.

  6. Terminei publicidade com 22. Vi que não era muito o que eu queria. Terminei jornalismo com 27. Trabalhei em afiliadas da Gllobo, fiz freelas e agora busco minha chance em SP. Seu futuro é você quem faz, e não os outros. Boa sorte!!

  7. Para o mercado, não há diferença entre 22 e 24. Não encane com isso. Foque na sua formação e esqueça o resto.

  8. Só pra compartilhar com a leitora angustiada, entrei no Treinamento da Folha com exatos 24 anos de idade, e não tenho do que reclamar – muito pelo contrário, aproveitei imensamente tudo o que vivi profissionalmente desde então. E olha que tinha o agravante de não ter me formado em jornalismo.

    É verdade que você vai ver gente mais nova fazendo coisas incríveis e isso pode te preocupar um pouco, mas o segredo é não se deixar levar por pensamentos negativos e aprender com tudo o que estiver à sua volta. Pelo menos por enquanto, idade é só um número.

    Realmente acredito – e aplico isso pra minha vida – que nunca é tarde pra começar uma carreira, se houver talento, entrega e satisfação com o caminho que você está começando a seguir.

    Boa sorte! =)

  9. Experiência própria: entrei na faculdade com 18, saí com 27. (Tranquei no meio para trabalhar fora do meu Estado natal.)

    Minha última fase na faculdade, já estando “coroa” em relação aos calouros, foi muito mais proveitosa do que a primeira. Aproveitei melhor as leituras e tinha perguntas mais interessantes pra fazer aos professores. Fui aluno de colegas que foram calouros comigo, mas isso também foi divertido.

    Lógico que era melhor se formar cedo. A vida faz dessas coisas às vezes. Se você não está lá apenas para obter um canudo, e sim para aprender alguma coisa, o importante é ir no ritmo que for factível para você. Ainda mais considerando que não é mais obrigatório já ser formado para começar a trabalhar como jornalista.

    O resto você ajeita, e quanto mais você tiver aprendido menos difícil fica ajeitar.

  10. Na minha opinião, a idade não é um obstáculo para seguir carreira na profissão. Tomo como exemplo a mim mesmo, pois tenho 32 anos, sou formado em Fisioterapia há 12 anos e hoje estou no último ano de jornalismo. Pretendo seguir carreira e não me acho velho ou ultrapassado para a área!
    Não existe idade certa; depende-se apenas da sua disposição para relizar seus objetivos!

  11. Que nada… Comecei aos 27 anos, há exatos dois anos atrás em um jornal aqui do Estado de São Paulo. “O futuro pertence `aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” Eleanor Roosevelt 😉

  12. Acho que não é problema. Existem vários exemplos de pessoas que por problemas financeiros, ou por outro motivo começaram um pouco mais tarde na profissão .Acho que com 24 não é tão tarde assim. O importante é se preparar para ser um profissional competente no que irá fazer.

Comments are closed.