Com foco no digital, ‘NYT’ anuncia mudanças na rotina da Redação

treinamento

Dando continuidade à transformação digital pela qual passa o “New York Times”, o editor-executivo Dean Baquet anunciou na última quinta-feira (20) mudanças  que visam assegurar que as plataformas digitais do NYT sejam menos dependentes dos deadlines do jornal impresso. “Nosso objetivo é elevar ainda mais a primazia de nossas plataformas digitais no cotidiano da Redação”, escreveu em nota.

Vista da fachada do prédio do jornal "New York Times", em Nova York (EUA)
Vista da fachada do prédio do jornal “New York Times”, em Nova York (EUA). (Crédito: Ramin Talaie/AFP)

As tradicionais reuniões de seleção do noticiário da “Primeira Página” continuam, mas sem o papel central que desempenhavam até agora. As principais decisões passam a ser sobre as histórias que serão veiculadas nas plataformas digitais – web, dispositivos móveis, redes sociais e “outras que estão por vir”.

Um exemplo da nova prioridade do jornal é a mudança no horário das publicações. “Precisamos postar mais de nossas melhores reportagens não no final da noite, mas quando a audiência digital do “Times” é mais alta: entre 7h e 19h”, afirmou o editor.

Segundo a nota, o novo sistema dará mais flexibilidade para atingir leitores em dispositivos móveis, responsáveis por mais da metade dos acessos ao site, e plataformas como o Facebook.