Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade

Você escreve bem?

Por rbotelho

Por Rafael Tatemoto, trainee da 55ª turma

No curso no qual me graduei, direito, dez de cada dez estudantes escutaram que deveriam fazer o curso porque “escreviam bem e gostavam de ler.”

O segundo atributo é universal. Os apreciadores dos livros, apesar das preferências, normalmente são tipos democráticos e leem tudo: os bons, os ruins e até aqueles que, de tão ruins, chegam a ser bons. Quanto a “escrever bem”, a história é outra. Como quase tudo na vida, significa muitas coisas, às vezes opostas.

Na escola, são considerados “bons escritores” aqueles que não cometem (muitos) erros (grosseiros) de português e conseguem fazer redações com começo, meio e fim.

No direito, escreve bem quem consegue inverter frases e usar palavras que fazem 90% das pessoas correrem aos dicionários -se for em latim, melhor ainda.

Ou seja, a habilidade de comunicar por meio da escrita depende de cada contexto. Basta imaginar o que seria James Joyce trabalhando como repórter. Uma das minhas primeiras lições no Programa de Treinamento foi que, em jornalismo, escrever bem era o contrário daquilo em que eu havia sido treinado durante a faculdade: é necessário ser breve e claro. Espero ter sido os dois.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade