Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo tem inscrições abertas

Estão abertas até 24 de maio as inscrições para o Prêmio Gabriel Garcia Márquez de Jornalismo, promovido pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI).

O concurso seleciona os melhores trabalhos das Américas, da Espanha e de Portugal nas categorias de texto, imagem (fotografia, vídeo e visualização de dados), cobertura noticiosa e iniciativa inovadora na imprensa.

De três finalistas, será escolhido um vencedor por categoria, que receberá 33 milhões de pesos colombianos (R$ 39,6 mil). Os outros dois finalistas serão premiados com 6 milhões de pesos colombianos (R$ 7,2 mil) cada.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) (Yuri Cortez/AFP)

Os ganhadores e finalistas serão convidados a participar da cerimônia de premiação em Medellín, na Colômbia, que ocorrerá durante o Festival Gabriel García Márquez de Jornalismo. Todos os gastos serão cobertos pela fundação.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site. Para estarem elegíveis, os trabalhos devem ter sido divulgados entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018 em português ou espanhol.

É possível consultar as regras do concurso no regulamento.