Folha abre inscrições para Programa de Treinamento em Saúde

A Folha começa nesta terça-feira (3) o processo de seleção para o Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição pelo site até 29 de abril.

A primeira fase da seleção é baseada em prova online que ficará disponível aos inscritos no site nos dias 4, 5 e 6 de maio. Os candidatos terão tempo determinado para responder a questões de múltipla escolha e dissertativas de português, inglês e conhecimentos gerais. Os mais bem colocados serão selecionados para a etapa final, que consiste em entrevista e exercícios na sede do jornal, em São Paulo.

O curso, patrocinado pela Roche, terá duração de cinco semanas entre junho e julho e exige dedicação em tempo integral. O programa inclui aulas de jornalismo diário, palestras com especialistas da área, conversas com editores e repórteres, exercícios de reportagem e redação.

Redação da Folha de S. Paulo (Lalo de Almeida/ Folhapress )

“A cobertura da área é bastante complexa, exige algum grau de familiaridade com o sistema de saúde, os conceitos gerais e os termos médicos mais usados”, afirma Vera Guimarães Martins, repórter especial e coordenadora do curso. “Como o volume de notícias é grande, o repórter precisa de uma base mínima para distinguir o que é realmente importante e não ficar refém de estudos sem base científica.”

A participação é aberta a graduados de qualquer área do conhecimento (sobretudo ciências médicas e jornalismo) que gostem de escrever e tenham interesse em se especializar em saúde.