Fundação Lemann oferece bolsas para pós-graduação no exterior

O programa Lemann Fellowship, promovido pela Fundação Lemann em parceria com instituições estrangeiras, concede bolsas de estudos para programas de mestrado e doutorado em oito universidades renomadas.

Com o objetivo de incentivar a formação de profissionais comprometidos em causar algum impacto social e com o desenvolvimento do Brasil, a iniciativa tem foco no estudo de temas como educação, governo, saúde e empreendedorismo, mas aceita participantes envolvidos com qualquer área do conhecimento.

As instituições com as quais o programa possui parceria são a Universidade Harvard, Universidade de Columbia, Universidade Stanford, Universidade Yale, Universidade de Oxford, Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT).

Universidade de Harvard é uma das parceiras da Fundação Lemann (Divulgação)

Para se candidatarem, os interessados precisam passar pelo processo seletivo diretamente com as faculdades, atendendo aos critérios específicos da instituição de seu interesse. Dependendo da universidade, o processo de aplicação para a bolsa é feito posteriormente ou em conjunto com a candidatura para o curso.

Na maioria dos casos, as inscrições, feitas pela internet, pedem resultados de exames acadêmicos e de proficiência em inglês, além de cartas de recomendação e apresentação, entre outros documentos.

Os valores cobertos, assim como a duração da bolsa, diferem para cada programa, podendo chegar a U$ 60 mil (R$ 194 mil) em determinados casos.

Mais informações, como a relação dos cursos oferecidos por cada faculdade, podem ser conferidas no site da Fundação Lemann.