Conheça os participantes do treinamento em jornalismo de agroindústria sustentável da Folha

Por treinamento

A editoria de Treinamento começou na última segunda (13) o 1º Programa de Treinamento em Jornalismo de Agroindústria e Sustentabilidade da Folha. O curso terá duração de cinco semanas, em tempo integral.

O programa tem o patrocínio da Klabin.

Primeira turma do Treinamento em Jornalismo de Agroindústria e Sustentabilidade da Folha (Rafael Roncato/Folhapress)

Conheça o perfil dos trainees selecionados:

 

 

Clarice Pereira, 58

É jornalista formada pela USP, com pós-graduação em marketing e MBA em marketing digital. Natural de Osasco, acumula 33 anos de experiência. A estreia como profissional foi como produtora na TV Bandeirantes. Integrou a equipe de assessoria de imprensa da ex-prefeita Luiza Erundina (PT). Hoje é coordenadora de comunicação empresarial. Divide-se entre o trabalho, seus dois pastores alemães e o cultivo de plantas e hortaliças. Quando sobra tempo, assiste a filmes de ficção.

 

 

 

 

 

Luciano Teixeira, 43

É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde fez mestrado. Foi repórter da TV Globo por mais de dez anos e trabalhou no Canal Rural. Especializou-se em jornalismo de conflitos em Barcelona. Morou em Nova York e, no Brasil, viveu em 10 cidades diferentes. Cobriu a ocupação militar brasileira no Haiti e vê o treinamento da Folha como porta para escrever sobre disputas fundiárias. Gosta de marcenaria e de voar de parapente.

 

 

 

 

 

Jaqueline Nichi, 39

Jornalista e socióloga, é doutoranda em ambiente e sociedade pela Unicamp. Em quase 20 anos de carreira, passou pela comunicação de empresas como Google, Electrolux, Natura e McDonald’s. Com mais de 50 carimbos de países no passaporte, gosta de entender outras culturas pela comida e pela arte. É consultora em comunicação e projetos socioambientais. Integra um coletivo de hortas e jardins urbanos e frequenta aulas de pintura e balé.

 

 

 

 

 

Henrique Kugler, 31

Gosta da cobertura de ciência e ambiente desde a graduação em jornalismo, na Universidade Federal do Paraná, iniciada em 2007. Fez cursos de reportagem nos EUA, na Nigéria e no Reino Unido, onde concluiu, em 2016, um mestrado em ambiente pela Universidade de Edimburgo. Ganhou o Prêmio Allianz de Jornalismo com o trabalho “Em nome do ouro” publicado na revista “Ciência Hoje”. Toca flauta irlandesa e pratica aikido (arte marcial japonesa).

 

 

 

 

 

Thais Goes, 31

Jornalista nascida em Nuporanga (SP), é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem MBA em Agronegócio pela Esalq/USP e cursa técnico em cafeicultura em Muzambinho (MG). Seu trabalho de conclusão da faculdade sobre café orgânico ganhou o prêmio Massey Ferguson. É barista e confeiteira. Fez intercâmbio no Canadá, quando trabalhou em cafeterias e confeitaria, e na Espanha, quando estudou jornalismo na Universidade de Sevilha.

 

 

 

 

 

Renata Vieira, 27

Ex-violinista, é jornalista especializada na cobertura de economia e ambiente. Formada pela UFRJ, cursou parte de sua graduação na Universidade Sorbonne, na França. Ganhou neste ano o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico com a reportagem “Uma saída para o campo”. Passou pelas redações do Canal Futura, EBC, Globo News, “Estadão” e “Exame”. Suas reportagens vão da floresta amazônica à lama de Mariana e do Xingu à COP-21, em Paris. Renata vive em São Paulo.

 

 

 

 

Gabriel Bosa, 26

 

Nascido em Criciúma (SC), é formado em jornalismo pela Faculdade Satc. É repórter de geral e economia do jornal “A Tribuna” de sua cidade. Já teve a sua primeira reportagem publicada na Folha, em agosto deste ano (“‘Irmã’ do crack, droga se dissemina na periferia de cidades da Argentina”). O trabalho foi resultado de sua participação, de dez dias, no programa “Jornalismo sem Fronteiras”. Gosta de tocar violão, de ler e de andar de bicicleta. 

 

 

 

 

 

 

 

Jeferson Batista, 24

Paulista de São João da Boa Vista e filho de pequenos produtores rurais, formou-se em jornalismo pela PUC de Campinas. Cursou comunicação em Portugal e mochilou pela Europa. De um estágio no Instituto Agronômico de Campinas nasceu seu interesse pelo agronegócio. Adora estudar religião, produziu um curta sobre igrejas inclusivas e em seu mestrado em antropologia na Unicamp pesquisa grupos católicos LGBT. Cultiva uma horta orgânica.

 

 

 

 

 

Mariana Bananal, 22

É natural de Uberaba (MG), onde se formou em jornalismo, pela Uniube. Ainda na graduação, atuou com redes sociais e foi estagiária na TV Integração, afiliada da Globo. Nascida na terra do boi zebu, se envolveu com a cobertura agropecuária e redescobriu as riquezas rurais da região. Cursa jornalismo digital na ESPM, em São Paulo, onde mora atualmente. Realizou intercâmbio em Londres e tem interesse em turismo e trilhas ecológicas.

 

 

 

 

 

Laura Castanho, 19

Paulista de Santos, cursa o quarto semestre de jornalismo da ECA na USP. Já trabalhou para a Abraji. Faz parte do movimento estudantil e é editora na empresa de jornalismo júnior da faculdade. Gosta de nadar no mar e de ler, especialmente autores como Raduan Nassar. Já teve uma banda e toca violão, guitarra e gaita. Não tem TV em casa, mas sente falta. Quer praticar jornalismo de agroindústria para conhecer as pessoas por trás desse negócio.