Conheça a primeira turma de trainees de Imagem

Por treinamento

A editoria de Treinamento começou na última segunda (2) o 1º Programa de Treinamento em Jornalismo de Imagem da Folha.  O jornal já promoveu anteriormente cursos de arte & infografia e fotografia independentes, mas esse é o primeiro que trabalha a questão das imagens de forma conjunta.

1º Turma do Programa de Treinamento em Jornalismo de Imagem da Folha (Adriano Vizoni/Folhapress)

 

“Nos últimos anos, a tecnologia promoveu uma notável democratização de equipamentos e ferramentas utilizados nas artes visuais, e isso está contribuindo para o surgimento de uma geração que se flerta ao mesmo tempo com várias linguagens e plataformas. É uma tendência que alimenta a criatividade e que vale a pena incentivar”, declara Vera Guimarães Martins, coordenadora do programa.

O programa de treinamento tem o patrocínio da Philip Morris Brasil.

Conheça o perfil dos 11 trainees selecionados.

 

 

 

Alessandro Padovano, 37

Apaixonado por música, é produtor, cantor e ritmista na coletânea Saico & Os Reis do Lixo,  tributo ao rock n’ roll norte-americano dos anos 50 e 60. Cursou propaganda e marketing na Unip, desenho industrial e artes plásticas na Faap. Já trabalhou em áreas como criação, tratamento de imagens, webdesign, marketing digital, assessoria de imprensa e produção de eventos.

 

 

 

 

 

Catarina Pignato, 21

Paulistana, é formada em design gráfico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É ilustradora, produtora audiovisual e infografista, área em que atuou no jornal digital “Nexo”. Amazona e viajante desde a infância, percorreu a cavalo paisagens extremas, como o deserto do Atacama, a Patagônia e o norte da Islândia. Aprendeu inglês na Escócia.

 

 

 

 

 

Igor Dalbone, 32

Formado em rádio e tv pela UniSant’Anna, foi editor de vídeo nos primeiros anos de carreira, mas, desde 2012, tem se dedicado à captação de imagens. Como cinegrafista, cobriu a Copa das Confederações pela Band em 2014. No último ano, viveu na Irlanda e visitou quase 30 países. É apaixonado por café (fez curso de barista) e instrumentos musicais. Toca, entre outros, ukulele, guitarra, violão e trompete.

 

 

 

 

 

Laís Araújo, 24

É formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e conclui pós-graduação em roteiro de ficção pelo Senac São Paulo. Passou pelas redações do “Diário de Pernambuco” e da revista “Continente” e colaborou com o Canal Futura e do Brasil de Fato. Cidade, memória e cultura estão entre as suas áreas de interesse favoritas. Fala inglês e um pouco de francês.

 

 

 

 

 

Lais Battiato, 25

Nasceu e cresceu em São Paulo, cidade pela qual diz ser apaixonada. Formada em design gráfico pelo Mackenzie e pós-graduada em moda infantil pelo Instituto Europeo di Design (IED) de Barcelona, gosta de estamparia e trabalhou como assistente de estilo para marcas de moda praia. Se fosse uma estampa, gostaria de ser um floral: colorido, complexo e cheio de vida.

 

 

 

 

 

Laura Viana, 23

Formada em artes visuais pela USP, onde agora cursa design. Integra a equipe que produz a revista virtual Capitolina, de conteúdo feminista. Em 2013, passou a documentar as manifestações do Movimento Passe Livre em São Paulo, e as fotos viraram tema de seu TCC.

 

 

 


 

Luara Wandelli Loth, 24

Formou-se em jornalismo na UFSC, em Florianópolis, onde trabalhou como assessora de imprensa na Câmara dos Vereadores e como jornalista em diferentes ONG’s. Estudou comunicação no México em 2014, ano em 43 estudantes desapareceram no chamado massacre de Ayotzinapa. Tomou gosto pela fotografia acompanhando as buscas por covas clandestinas, que resultaram no projeto de conclusão de curso e em livro a ser publicado ainda este ano.

 

 

 

 

Luisa Rivas Blanco, 22

Formada em design gráfico pela ESPM, onde fez estágio no Design Lab. Trabalhou como fotógrafa de joias, webdesigner e programadora. Ilustradora, sua grande influência é a artista plástica Silvia Rivas, de quem é sobrinha. Espera ganhar experiência do panorama jornalístico e especialmente da área de infografia.

 

 

 

 

 

 

Natália Schiavon, 21

Cursa o sétimo semestre de design gráfico na Unesp de Bauru. Gosta de HQs, música e arte digital. Ilustradora, cita entre suas influências os pintores Gustav Klimt e Frida Kahlo, a cartunista Laerte e a quadrinista contemporânea Love Love 6. Seus desenhos podem ser vistos no site colaborativo Capitolina, produzido por mulheres artistas de todo o país.

 

 

 

 

 

Rafael Roncato, 28

Paulista de Indaiatuba, formou-se em jornalismo pela Facamp (Faculdades de Campinas). Fez pós-graduação em cinema e fotografia e trabalhou no portal UOL Entretenimento e no Museu de Arte Moderna. Amante de quadrinhos, realizou ensaio de nu fotográfico da cartunista Laerte e participou do “Laerte-se”, documentário Netflix sobre a artista, além de exposições coletivas e individuais.

 

 

 

 

 

Sarita Reed, 27

Porto-alegrense, é jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em estudos de mídia pela Universidade de Maastricht, da Holanda. Fluente em inglês e espanhol, suas produções já foram publicadas pelos veículos “Euronews” e “Deutsche Welle”. Como trainee, Sarita quer aprender sobre o potencial da imagem nas diferentes abordagens jornalísticas.