Folha promove pré-estreia de filme premiado em Berlim e inspirado por obra de Marina Abramovic

Por treinamento

Nesta segunda-feira (18), a Folha realiza uma sessão de pré-estreia gratuita de “Pendular”, filme que levou o prêmio Fipresci –federação que reúne críticos de cinema do mundo todo– no último Festival de Berlim.

Cena do filme ‘Pendular’, de Júlia Murat, que terá pré-estreia nesta segunda

Após a exibição, haverá um debate com a diretora, Júlia Murat, os atores protagonistas, Raquel Karro e Rodrigo Bolzan, e o roteirista Matias Mariani. A jornalista da “Ilustríssima” Úrsula Passos fará a mediação.

O longa aborda a relação de um casal que divide o mesmo espaço de convivência. Ele é escultor, ela dançarina. Uma linha traçada no chão demarca a área ocupada por cada um deles dentro do mesmo galpão.

O filme foi inspirado pela performance “Rest Energy”, da artista sérvia Marina Abramovic. Na apresentação, feita em 1980, ela e o ex-companheiro seguravam um arco tensionado pelo peso de seus corpos, com uma flecha apontada para o coração de Marina. A confiança e vulnerabilidade estabelecida entre eles por meio da arte teria influenciado a relação do casal de “Pendular”.

A pré-estreia terá início às 20h no Espaço Itaú do shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação). Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no local a partir de uma hora antes da sessão.