Fundo americano oferece bolsa para reportagens investigativas

Por treinamento

A organização norte-americana Fundo Para Jornalismo Investigativo está oferecendo uma bolsa para reportagens investigativas. As inscrições vão até o dia 25 de setembro.


O fundo busca, através da iniciativa, apoiar projetos jornalísticos que exponham irregularidades como corrupção, prevaricação e desvios de poder, tanto no setor público quanto no privado.

O valor máximo oferecido é de US$ 10 mil (R$ 32,795 mil), disponibilizados em dois momentos. Metade do dinheiro é paga na aprovação do projeto para cobrir gastos como aluguel de equipamentos e viagens, e a outra metade é dada após a publicação da reportagem, que deve cumprir com a proposta inicial para que o pagamento seja realizado.

Jornalistas do mundo inteiro podem participar, contanto que escrevam em inglês e que as pautas tenham relação com os Estados Unidos, envolvendo governo, empresas ou cidadãos americanos. A organização ainda incentiva profissionais não brancos a propor pautas de viés étnico-racial.

Para se inscrever, é preciso enviar uma proposta de trabalho e um orçamento. Mais detalhes sobre a bolsa podem ser encontrados no site da organização.