Cursos on-line que ensinam básico em linguagem de programação podem ajudar jornalistas

Por treinamento

Entender a linguagem usada na programação de computadores é tão importante que, em alguns países desenvolvidos, esse assunto já faz parte da grade curricular.

No Reino Unido, por exemplo, alunos a partir dos cinco anos aprendem como programar um computador, enquanto nos Estados Unidos 40% das escolas ensinam programação.

Num mundo cada vez mais digital, a preocupação de governos em relação ao tema é justificada pela qualificação de gerações futuras para o mercado de trabalho, independentemente da área de atuação.

Para jornalistas, a programação também pode ser muito útil. Com o jornalismo cada vez mais digital, é importante entender como funcionam as ferramentas para extrair o máximo de informação possível.

Para a repórter especial da Folha Ana Estela de Sousa Pinto, entender a lógica da programação permite sugerir novas formas de conteúdo on-line e acelera a produção do mesmo. “Se você quer mostrar como foi a final da Copa do Mundo num esquema animado, entender como o programa faz as figuras se movimentarem no tempo permite encaminhar a informação para a arte on-line no formato exato.”

A programação também pode ser útil na chamada “raspagem de dados” —técnica em que um programa de computador extrai informações de uma interface feita para a leitura humana. Através desse processo, o jornalista pode coletar, por exemplo, dados sobre prestações de contas públicas.

Uma alternativa para aqueles que desejam aprender o básico de programação são os cursos on-line. A EdX, plataforma on-line lançada em uma parceria entre universidades prestigiadas como Harvard e MIT, disponibiliza alguns cursos básicos gratuitos (em inglês) sobre o assunto:

Curso de introdução à Ciências da Computação e linguagem Python 1: Introdução a ciências da computação, mostrando como entender algoritmos usados na programação. O curso também apresenta a linguagem Python de programação.

Curso de introdução à Ciências da Computação através da linguagem Python 2: Esse curso tem como objetivo ensinar pessoas sem conhecimentos prévios de programação a entender como computadores leem códigos de comando na linguagem python.

Essencial em HTML5: HTML é a linguagem padrão usada na internet, útil no desenvolvimento de aplicativos.

Como codificar dados simples: Entenda como transformar informação em dados através de métodos sistemáticos de programação.