Estudantes podem se inscrever até 4 de julho em curso gratuito sobre cobertura de conflitos 

Por treinamento

Estudantes de jornalismo podem participar gratuitamente do 16º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, promovido pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a Oboré.

Homem é tratado com oxigênio após ataque com gás na cidade de Khan Sheikhoun, na Síria (Foto: Ammar Abdullah/Reuters)

Interessados devem preencher uma ficha de pré-inscrição até 4 de julho. Para o curso, serão selecionados 20 estudantes universitários de graduação em comunicação social que tenham interesse no tema. Os candidatos passarão por um teste de seleção no dia 8 de julho.

Os encontros acontecem aos sábados. Em cada reunião, os estudantes assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final, produzem uma reportagem, cuja produção é orientada individualmente.

Neste ano, os conferencistas serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares, o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Erich Meier, e o jornalista Yan Boechat.

As aulas tratarão de temas como o direito aplicável a conflitos armados, normas internacionais para uso da força policial e cobertura de violência pela imprensa brasileira. Os participantes receberão um certificado ao final do curso.

Entre aqui para se inscrever.