Folha realiza pré-estreia do filme ‘Joaquim’, sobre a história do inconfidente Tiradentes

Por treinamento
Cena do filme ‘Joaquim’, de Marcelo Gomes | Foto Divulgação

A Folha promove nesta segunda-feira (17) a pré-estreia de “Joaquim”, com presença da equipe do filme. A sessão será no Espaço Itaú Frei Caneca, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da exibição.

Após a sessão, haverá debate com o diretor Marcelo Gomes e com os atores Julio Machado e Isabél Zuaa. A mediação será de Guilherme Genestreti, repórter da “Ilustrada”.

O longa, único de origem brasileira a figurar na competição principal do último Festival de Berlim, retrata a formação da consciência política de Tiradentes.

Coprodução entre Brasil, Portugal e Espanha, o drama histórico retrata Joaquim José da Silva Xavier (Julio Machado), mais conhecido como Tiradentes (1746-1792), militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro da Guarda Real do século 18.

O filme fala do amadurecimento político do mártir da Inconfidência em meio ao caldeirão que eram as Minas Gerais da época, povoadas por índios despossuídos, negros escravizados e uma elite de origem portuguesa que enriquecia em meio à exploração da terra e de subornos.

Em entrevista à Folha em janeiro, o diretor afirmou que tentou captar como os aspectos da vida do personagem o tornaram uma liderança política. Ele disse ainda que procurou reproduzir nas filmagens em Diamantina (MG) o ambiente e o cotidiano de Tiradentes.