Unicamp abre inscrições para pós-graduação gratuita em jornalismo científico

Por treinamento

O Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp recebe até o próximo 2 de junho inscrições de interessados em ingressar na pós-graduação lato sensu (especialização) em jornalismo científico. São duas fases de seleção para 30 vagas no curso.

Para participar da primeira etapa, candidatos devem preencher formulário de inscrição online (disponível aqui) e enviar currículo. Além disso, precisam remeter um texto de autoria própria, com até três laudas, sobre o tema “Jornalismo científico em tempos de internet e redes sociais”.

Os aprovados para a segunda fase de seleção serão divulgados dez dias depois do fim das inscrições, em 12 de junho. A etapa seguinte envolve uma prova escrita e um teste de proficiência em inglês, além de entrevista pessoal. Os 30 selecionados serão divulgados em 3 de julho.

O prédio da biblioteca central da instituição | Foto Priscila Micaroni Lalli/Wikimedia

O CURSO

Gratuita, a especialização tem duração de três semestres, com aulas às segundas-feiras em período integral, e se destina à formação de repórteres que cobrem o tema, cientistas e assessores de imprensa de centros de pesquisa e universidades. O início será em 7 de agosto.

Segundo a Unicamp, a pós-graduação tem o objetivo de capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação de pesquisas. A intenção é tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.

A pós oferece oficinas de jornalismo e de multimeios, seminários sobre ciência, palestras, além de disciplinas sobre políticas públicas e pesquisa, história da ciência, ciência e sociedade, linguagem e comunicação. Entre os professores, está Sabine Righetti, colaboradora da Folha e coordenadora do RUF (Ranking Universitário Folha).

(Notícia atualizada às 17h30 desta quarta-feira, 5 de abril, para incluir informação sobre o corpo docente)