Folha faz pré-estreia de nova temporada da série de TV ‘Psi’, da HBO

Por treinamento

A Folha promove nesta terça-feira (4) a pré-estreia da terceira temporada da série “Psi”, da HBO, cujo diretor-geral e roteirista é Contardo Calligaris, colunista do jornal.

O psicanalista Contardo Calligaris discute a série ‘Psi’ de sua autoria | Foto Ernesto Rodrigues/Folhapress

Serão exibidos os dois primeiros episódios da nova temporada, que abordam o tema do suicídio assistido, e depois haverá debate com Calligaris e o elenco da série, mediado por Fernanda Mena, repórter associada da Folha.

A sessão será no Espaço Itaú Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569; tel. 3472-2359), às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da exibição.

A nova temporada da série estreia no domingo (9), às 21h, na HBO.

PROFISSÃO TRIPLA

“Psi” conta a história do psicanalista, psicoterapeuta e psiquiatra Carlo Antonini (Emílio de Mello), que tanto no consultório como fora dele está expostos à condição humana de diferentes perfis psicológicos.

A profissão tripla mostra ao mesmo tempo a versatilidade e o peso que ele carrega.

No trato com os pacientes, o protagonista recebe um mosaico de personagens bizarras. Mas a aparente anormalidade delas é uma escolha dramatúrgica pela qual o roteirista enuncia a ideia de que “a maior das patologias é a normalidade”.

Carlo é conhecido dos leitores de “O Conto do Amor” (2008) e “A Mulher de Vermelho e Branco” (2011), ambos de autoria de Calligaris, editados pela Cia. das Letras. Na definição do roteirista, é um personagem “curioso, invasivo, amante do risco e um pouco fóbico”.

Na série, porém, ele vive experiências inéditas.

“Psi” explora outras facetas do psicanalista, como a impaciência que carrega por se sentir mais racional que os outros, a antipatia que nutre por emoções triviais e os clichês que vê na expressão dos afetos humanos.

Além disso, aborto, drogas e extremismo religioso e outros temas sociais compõem a constelação de assuntos tratados na série.


VEJA O TEASER DA TEMPORADA

(Texto atualizado às 14h35 para incluir informações. Parte do elenco da série também participará do debate na terça)