Ex-trainee da Folha lança projeto para proteger jornalistas de ameaças digitais

Por treinamento

O colaborador e ex-trainee da Folha Raphael Hernandes está lançando uma plataforma on-line gratuita para ajudar jornalistas a proteger suas fontes de ameaças como hacking e vigilância digital.

Criado em parceria com o projeto australiano Privacy for Journalists, o site oferece guias práticos de segurança, análises de ameaças e links com dicas, legislações e endereços de grupos de defesa da privacidade.

“A conta é simples: se a importância de espionar você é maior do que o custo, isso vai acontecer. Seja para vender seus dados, seja para descobrir suas fontes”, diz Hernandes. “Embora não exista método infalível para se proteger, a gente sempre pode dificultar a ponto de não ser viável para o atacante.”

Ele cita o exemplo de um pen drive com informações que podem comprometer fontes ou terceiros. Uma das técnicas oferecidas no site permite que somente o dono do dispositivo tenha acesso a esse conteúdo.

Outras práticas simples, como ativar a autenticação em duas etapas para acessar o e-mail, podem ser aplicadas no dia a dia.