Bolsa auxilia projetos jornalísticos sobre questões religiosas de impacto global

Por treinamento

Jornalistas interessados em fazer reportagens internacionais sobre temas de religião podem inscrever propostas no IRP (International Reporting Project).

A bolsa presta auxílio financeiro à produção de trabalhos jornalísticos no mundo inteiro, com duração entre duas e sete semanas. Não há data limite para se inscrever.

Reportagem de ex-bolsista sobre mulheres islâmicas na China recebeu prêmio internacional (Foto: Bethany Allen/Foreign Policy)
Reportagem de ex-bolsista sobre mulheres islâmicas na China recebeu prêmio internacional (Foto: Bethany Allen/Foreign Policy)

Jornalistas experientes de qualquer país podem participar, produzindo histórias para mídia impressa, on-line, rádio, televisão, redes sociais, vídeo e fotografia.

O programa ajudará a produzir reportagens que conectem religião a alguns dos seguintes temas: conflito e paz; meio ambiente e sustentabilidade; economia política e desenvolvimento; saúde e educação; gênero, raça e sexualidade; legislação e direitos humanos; movimentos sociais; migração e humanismo.

O programa pede ainda que os participantes proponham histórias em regiões ainda não cobertas por outros bolsistas —veja aqui as coberturas passadas. Também será dada preferência a propostas em territórios fora das áreas usuais de cobertura dos participantes.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário e enviar um ensaio de no mínimo mil palavras, em inglês, descrevendo a reportagem que pretendem desenvolver.

As histórias produzidas com a bolsa podem ser veiculadas em qualquer língua e serão republicadas pelo IRP, coproprietário do material.