Folha promove debate sobre o aumento do limite de velocidade nas marginais

Por treinamento

A Folha promove na segunda-feira (30), às 19h, um debate sobre o aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, medida adotada pelo prefeito João Doria (PSDB).

O evento é o primeiro da série Diálogos Paulistanos, que convida especialistas para discutir questões relevantes para a cidade.

Participarão do debate Sergio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela Poli-USP e dono de uma consultoria em engenharia de tráfego, Ciro Biderman, professor da Escola de Economia da FGV e ex-diretor da SPTrans, e Meli Malatesta, doutora em urbanismo pela FAU-USP especializada em mobilidade não motorizada. A mediação será feita pelo jornalista Alencar Izidoro, editor-adjunto de “Cotidiano”.

A Folha convidou para o debate o secretário de Transportes da gestão Doria, Sergio Avelleda, mas ele até o momento não confirmou presença.

SAO PAULO, SP, BRASIL, 05-10-2015 - Vista geral da marginal Pinheiros , altura da ponte cidade jardim - Raio X das Marginais - Panorama geral das vias. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FOLHA****
Vista da marginal Pinheiros (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, COTIDIANO)

O trânsito paulistano sofreu a mudança na última quarta (25). Os motoristas agora podem circular a até 60km/h nas pistas locais, 70km/h nas centrais e 90km/h nas pistas expressas.

A alteração reverte a política adotada pelo antecessor de Doria na prefeitura, Fernando Haddad (PT), que diminuiu os limites das vias para 50km/h na gestão anterior.

Segundo o petista, a mudança diminuiu a quantidade de acidentes em 39% e melhorou a fluidez do trânsito. Já para Doria, a queda deve ser atribuída à redução do número de carros em circulação, consequência da crise econômica. Segundo o atual prefeito, a medida de Haddad prejudicou o motorista paulistano aumentando o número de multas.

O evento será realizado no auditório da Folha, em São Paulo (Alameda Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos). Para participar, basta se inscrever pelo site. O evento é gratuito.