Organização europeia oferece prêmio para projetos de jornalismo científico

Por treinamento

A organização EGU (European Geoscience Union) recebe inscrições até este domingo (11) para a sexta edição de sua Bolsa de Jornalismo Científico. O programa oferece um prêmio de 5 mil euros (R$ 18.350), que deve cobrir as despesas dos jornalistas vencedores no acompanhamento de projetos científicos em andamento.

Podem participar jornalistas profissionais de qualquer lugar do mundo que tenham a intenção de cobrir alguma pesquisa atual sobre temas ligados a ciências terrestres, planetárias e espaciais. A instituição pode premiar um ou mais projetos de pesquisa, e o prêmio será dividido entre todos os ganhadores.

egu
Exemplos de trabalhos publicados por vencedores anteriores da bolsa (Foto: Reprodução/EGU)

As propostas devem se focar em tópicos de geociência que tenham potencial de apelo com o público, preferencialmente de pesquisas baseadas na Europa, com uma abordagem original e bem informada sobre o tema.

Ao final da cobertura, os participantes deverão publicar ao menos uma reportagem substancial sobre o assunto tratado, em diferentes opções de formato, como texto, rádio, vídeo, multimídia e fotografia, em línguas de origem europeia. Os projetos devem ser concluídos no máximo 12 meses após o anúncio dos vencedores.

Para se inscrever, é necessário enviar uma proposta de projeto de no máximo duas páginas e um currículo resumido em arquivos PDF para a gerente de mídia e comunicação da EGU, Bárbara Ferreira, no e-mail media@egu.eu.

A proposta de projeto não deve incluir nenhuma informação que identifique o candidato, já que ela será avaliada inicialmente de forma anônima. Os inscritos serão informados dos resultados em janeiro ou fevereiro de 2017.

Acesse o site da EGU para mais informações.