Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Nova versão de site traz informações atualizadas sobre territórios indígenas no Brasil

Por treinamento

A organização ISA (Instituto Socioambiental) acaba de lançar em novembro uma nova versão atualizada do site Terras Indígenas no Brasil. A página fornece uma série de dados sobre todas as áreas ocupadas pelos índios no país, que representam 13% do território nacional.

Entre as informações disponibilizadas, estão a quantidade de povos, a população total, o número de línguas e dialetos e um índice de notícias veiculadas sobre temas indígenas.

Indígenas dançam  durante o Quarup na aldeia Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu, Mato Gosso. ( Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress)
Indígenas dançam durante o Quarup na aldeia Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu, Mato Gosso. ( Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress)

Em um mapa interativo, além da localização dos territórios ocupados por reservas, é possível visualizar as áreas onde ficam biomas e unidades de conservação, assim como a localização de focos de incêndio, de bacias hidrográficas, de áreas desmatadas e de escritórios da Funai (Fundação Nacional do Índio), entre outros dados.

Sobre as terras indígenas, o site informa a situação jurídica da área –em identificação, identificada, declarada ou homologada–, quais notícias já foram veiculadas sobre ela na imprensa, quais entidades indígenas atuam na região e a evolução demográfica do território nas últimas décadas.

A nova versão do site foi desenvolvida por pesquisadores do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA.

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade